menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA realiza projeto em parceria com Espaço Cultural Nossa Biblioteca

"CAPA

Com a concepção de que a leitura pode ser um diferencial na formação de cidadãos, o Espaço Cultural Nossa Biblioteca atende a crianças e a adolescentes em situação de vulnerabilidade desde sua criação em 1977. O projeto, que oferece consulta e empréstimo de livros, oficinas de teatro, dança, musicalização e literatura, curso de redação Pré-Enem, entre outras atividades, inicia, em 2018, uma parceria com a UFPA e a Faculdade de Biblioteconomia (FaBib). A missão é contribuir para a difusão da leitura, do livro e do conhecimento como ferramentas essenciais à autonomia e à melhoria da qualidade de vida das pessoas e das comunidades na Amazônia.

O Espaço Cultural Nossa Biblioteca surgiu da iniciativa de irmãs da Sociedade das Missionárias Médicas que realizavam ações com crianças em situação de rua, por meio de atividades de apoio, pedagógico e lúdico, no bairro  Guamá, em Belém. Percebido o interesse pela leitura e ausência de espaços para acessar o livro, iniciou-se a primeira Biblioteca Comunitária.

"nossaCom atividades de movimento popular, ampliou-se para atender a novas demandas das comunidades organizadas, transformando-se, assim, em um espaço em que a comunidade podia realizar diversas atividades culturais, como teatro, música, dança, mediação de leitura, além de ser um centro de debates e encaminhamentos das lutas por melhores condições de vida da comunidade do Guamá.

O projeto acredita na leitura como direito humano e busca a garantia de acesso ao livro como ferramenta de transformação social, que possibilita a mudança do cenário para a construção de uma sociedade leitora, capaz de mudar sua realidade por meio da construção de um bairro, e uma cidade leitora.

O Espaço Cultural Nossa Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira; das 8h às 12h e das 14h às 18h; na Rua 25 de Junho, número 214, no Guamá. Funciona também aos sábados, esporadicamente, conforme programação específica. Mais informações na página do projeto.

"nossaParceria com a UFPA – Há alguns anos, a Faculdade de Biblioteconomia (FaBib) da UFPA passou por um período de cooperação com o Espaço Cultural, o que permitiu que alunos do curso pudessem realizar extensão curricular na Biblioteca. E, recentemente, o professor da FABIB, Hamilton Oliveira, aprovou um novo projeto de extensão cooperativo entre a Universidade e o Nossa Biblioteca, pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UFPA.

Com o Projeto “Leitura, informação e cidadania no bairro do Guamá”, foi possível integrar uma aluna da faculdade ao quadro de colaboradores do Espaço, como bolsista de extensão. A estudante fará parte de todos os projetos desenvolvidos na Biblioteca, apoiando no atendimento ao público, na realização das atividades e futuros eventos, planejados em conjunto com a UFPA, para o segundo semestre de 2018.

"NossaAlém da atual parceria, a FABIB se alinha à percepção do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, que, em recente visita ao ECNV, considerou que as características do Espaço possibilitam o acolhimento de contribuições, na forma de projetos, de outras áreas da UFPA, como Serviço Social, Educação, Letras e Artes.  O projeto de extensão da FABIB apoia a função social da biblioteca, que é, ao mesmo tempo, libertadora e transformadora, na mesma perspectiva por trás da atuação do espaço comunitário.

“A gente compreende a biblioteca como tendo uma função libertadora e transformadora, que dá possibilidade de acesso ao mundo do conhecimento. Quando a pessoa tem acesso a esse mundo, aliás em uma função que se alinha muito com a da Universidade, ela se torna uma outra pessoa, um estudante melhor, cidadão melhor, profissional melhor, capaz de participar de forma ativa e com qualidade nas decisões da sua comunidade, da sua instituição”, completa o professor Hamilton Oliveira.

"nossaProjetos – Os serviços oferecidos no Espaço Cultural Nossa Biblioteca são consulta e empréstimo de livros, oficinas de teatro, dança, musicalização, círculo de leitura, mediação de leitura, literatura, letramento, formação de Mediadores, curso de redação Pré-Enem e oficina de estamparia de camisas e canecas personalizadas.

Entre os projetos que são trabalhados no espaço ou que estão nos planos para serem implantados, estão “Semeando Leitura no Bairro do Guamá”, que atende a crianças e a adolescentes em situação de violência doméstica, por meio de atividades de música, dança, teatro e círculo de leitura; “Cores do Guamá”, que trabalha com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desenvolvendo iniciativas empreendedoras entre jovens na ótica do cooperativismo.

"nossa“Construindo um bairro de Leitores”, trabalho desenvolvido em parceria com a Escola Barão de Igarapé Miri na promoção e no incentivo à leitura; “Cooperativa Mirim”, projeto que trabalha os valores do cooperativismo, empreendedorismo sociocultural, e o aprendizado do trabalho cooperativo, por meio de formação, oficinas, e dando a oportunidade das crianças e dos adolescentes na construção e no desenvolvimento de um objetivo unido à aprendizagem para construir a escrita de livros.  E, ainda, o Projeto Rede de Bibliotecas Comunitárias “Amazônia Literária”, que será desenvolvido em parceria com outras quatro bibliotecas comunitárias de Belém e da Região Metropolitana. O projeto visa trabalhar a implantação e adequação de bibliotecas comunitárias, para capacitar, ampliar o atendimento e fortalecer as bibliotecas comunitárias presentes na rede. A intenção também é fazer com que as bibliotecas, que poderão entrar no projeto, trabalhem, de maneira lúdica, a literatura, com mediação de leitura, consulta, empréstimo e devolução de livros; e enraizamento comunitário, visando ao mapeamento dos atores sociais e das instituições que estão localizadas aos seus arredores e para ampliar parcerias para desenvolver suas atividades.

"bibliotecaNúmeros – Em 2017, o Nossa Biblioteca atendeu um total de 1990 pessoas de todas as faixas etárias, sendo atendidas diretamente, matriculadas em cursos, em oficinas e em outras atividades regulares/fixas desenvolvidas pela instituição (321 pessoas); atendidas indiretamente, atendimento a famílias, professores, pessoas da comunidade ou outros beneficiados indiretamente pelas atividades regulares/fixas desenvolvidas pela instituição (313 pessoas); e atendidas eventualmente, número de participantes em eventos, encontros, rodas de conversas e outras atividades eventuais, realizadas sem regularidade fixa pela instituição (1356 pessoas).

Necessidades – As atividades do projeto estão sendo desenvolvidas de maneira voluntária, mas, para garantir a periodicidade das atividades diárias, é preciso que este quadro seja mudado, mantendo um quadro mínimo de pessoas fixas, além de recursos materiais e financeiros.

É possível receber projetos de outros cursos dentro da Universidade, que desejam desenvolver trabalhos nas áreas de direitos humanos, cultura, comunicação e mídia, cinema, teatro, música, artes; atividades ligadas às licenciaturas, como Letras, Ciências, Matemática, Sociologia. Assim como de recursos humanos, bibliotecários, psicólogos, assistentes sociais, auxiliar-administrativo, cientistas sociais, pedagogos, entre outros.

"nossaPara auxilio em todas as áreas de atuação de que o espaço necessita, como atendimento, limpeza, e outras atividades desenvolvidas no dia a dia, são aceitos voluntários ou profissionais de outras instituições, sendo estagiários ou contratados; bem como recursos materiais, material de escritório, pedagógico, materiais de limpeza, papelaria etc.

Em relação aos recursos financeiros, o espaço necessita de pessoas que contribuam com a Campanha “Amigos Solidários do ECNB”, por meio de um valor mensal ou anual que possa doar à instituição. Essa colaboração será utilizada para a criação de fundo para que possamos garantir a realização das atividades desenvolvidas.

Serviço:
Espaço Cultural Nossa Biblioteca
Data: de segunda a sexta-feira
Local: Rua 25 de Junho, número 214 – Belém, Pará
Hora: 8h às 12h e 14h às 18h

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo / Ascom-UFPA e Divulgação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo