O vice-reitor da UFPA, Gilmar Silva, juntamente com o secretário-geral da Reitoria, professor Marcelo Galvão, e o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Básica (PPEB), professor Ronaldo Lima, estiveram representando a Instituição em missão realizada na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na costa ocidental da África. Entre os dias 9 e 16 de junho, os representantes participaram de atividades de cooperação internacional, com o intuito de fortalecer os laços de cooperação acadêmica entre as duas universidades.
A reitora da Uni-CV, Judite Nascimento, a pró-reitora de Pós-Graduação e Investigação, Sônia Silva Victoria, o pró-reitor para a Graduação, professor João Cardoso, e o administrador-geral, professor Mário Lima, acolheram a delegação e participaram das reuniões de trabalho agendadas previamente, para um balanço dos projetos de cooperação já existentes e identificação de novas demandas acadêmicas para o futuro da cooperação.
O balanço das atividades realizadas feito pelo vice-reitor foi positivo. O professor Gilmar Silva enfatizou as ações relacionadas ao programa de iniciação científica da Uni-CV, existente desde 2009, com o apoio da UFPA e o suporte da CAPES, além de destacar a parceria entre as duas universidades no curso de mestrado em Segurança Pública, que já está em sua segunda edição.
Perspectivas – Durante as reuniões, foram discutidas novas perspectivas de ampliação cooperação, como a possibilidade de criação de um curso de doutorado em segurança pública a envolver, além das duas universidades, a Universidade Federal da Bahia, que teria demostrado interesse no projeto.
O professor Ronaldo Araújo também fez a apresentação do Programa de Pós-Graduação, coordenado por ele, e anunciou a disponibilidade de duas bolsas para mestrandos da Uni-CV que cumprirem as exigências do processo seletivo.
Para o professor Gilmar Silva, não se pode ter uma boa cooperação entre as instituições se não houver a articulação entre as partes. “A oportunidade de fortalecer os laços da política de cooperação com a África é fundamental. É um entendimento da administração superior por meio de sua Pró-reitoria de Relações Internacionais (Prointer), que avalia ser a África fundamental para a compreensão das origens da maior parte do povo brasileiro”, declara o vice-reitor.
Atividades – Durante o período da visita, houve o lançamento de 6 livros produzidos no âmbito dos mestrados em Segurança Pública da UFPA e da Uni-CV. As dissertações dos alunos e as orientações dos professores foram transformadas em artigos científicos que foram publicados em livros, coordenados por docentes brasileiros e cabo-verdianos. Esses artigos têm a chancela de ambas as universidades.
Inclusive, o último livro lançado, Métodos e Ações Nutricionais em Quilombos, resulta das pesquisas desenvolvidas no Brasil por cientistas dos dois países em comunidades remanescentes de quilombos da Ilha do Marajó. A obra foi organizada por professores, pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação em Nutrição, Estatística e Ciências Sociais da UFPA e da Uni-CV.
De acordo com o professor Marcelo Galvão, essas atividades dão continuidade às parcerias entre as duas universidades. “Essa cooperação é uma aposta cujos resultados prometem ser profícuos para ambos os parceiros no campo científico e cultural, na ótica das relações Sul-Sul”, destaca o professor.
Além disso, a delegação da UFPA visitou a Embaixada do Brasil no país. A recepção foi feita por José Fernando Valim, ministro-conselheiro, e Bruno Miranda Zétola, secretário da Embaixada. Durante o encontro foi discutido o papel que o corpo diplomático brasileiro tem tido na mediação das relações com o governo de Cabo Verde, particularmente no que se refere às ações educacionais no âmbito da universidade pública.
Universidade de Cabo Verde – A Uni-CV é a única instituição pública com o carácter de universidade no país e referência para o ensino superior cabo-verdiano, no conjunto de 9 universidades privadas, para uma população de 500 mil habitantes. Sua composição orgânica é de duas faculdades e três escolas superiores; possui seis campi espalhados por diversas localidades, sendo a maior universidade em estrutura física de Cabo Verde.
Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Uni-CV