UFPA recebe diploma da Assembleia Legislativa do Pará pela defesa das pessoas com autismo

"CAPA

"Todos que lutam pela inclusão têm razão". Assim, o vice-reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira da Silva, manifestou-se durante a Sessão Solene em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, realizada nesta segunda feira, 8 de abril de 2019, no Auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

De iniciativa do deputado estadual Raimundo Santos, a sessão objetivou a conscientização e a discussão sobre a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e a entrega de diplomas de reconhecimento a entidades e a órgãos públicos que desenvolvem ações para a inclusão de pessoas com deficiência.

"Inclusão social– O deputado Raimundo Santos iniciou a sessão citando a Lei Berenice Piana, de 2012, que instituiu a política nacional de afirmação dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Segundo o deputado, a cidadania não deve ficar restrita ao ordenamento jurídico, e a sociedade deve impulsionar o cumprimento da lei. O deputado justificou a realização da sessão como uma preocupação da Assembleia Legislativa do Estado do Pará com inclusão social.

"fOTOReconhecimento– Ao receber o diploma de reconhecimento pelo trabalho realizado com os estudantes autistas, o vice-reitor, Gilmar Pereira, representando o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, pronunciou-se ressaltando que a UFPA possui 16 estudantes com espectro autista em cursos de graduação e a única Associação dos Estudantes com Deficiência das Universidades Federais.

“Nós temos uma tarefa muito importante na Universidade, que é a inclusão não somente das pessoas com deficiência mas também dos indígenas, das mulheres, dos negros, dos quilombolas. Tem sido um desafio extraordinário garantir a inclusão na UFPA, mas a melhor maneira de incluir as pessoas é garantindo os direitos dentro da Universidade. Hoje, quando participamos de uma formatura de estudantes com múltiplas deficiências, percebemos os avanços importantes, mas ainda precisamos trabalhar cotidianamente para dar visibilidade a esta questão.”

"IMGO vice-reitor afirmou, ainda, em nome de todos os campi da UFPA, a solidariedade e a disposição para o diálogo com a Assembleia Legislativa para o debate e as parcerias sobre a inclusão de pessoas com deficiência.

A coordenadora de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA, professora Arlete Marinho Gonçalves, esteve presente à sessão como convidada para receber reconhecimento pelas ações que o órgão desenvolve para que os 400 estudantes com deficiências auditiva, visual, física, intelectual e transtornos do espectro autistas possam estudar sem barreiras impeditivas na vida acadêmica.

"FOTO4Orquestra inclusiva– A Orquestra de Violoncelista da Escola de Música da UFPA também foi agraciada com diploma de reconhecimento pelo empenho em incluir alunos autistas como integrantes. A Orquestra participou da programação cultural da sessão solene com apresentação de repertório que foi da música popular brasileira ao rock metal, com solo dos alunos autistas.

Texto: Ana Lúcia Oliveira – Comunicação SAEST/UFPA
Fotos Baltazar Costa-ALEPA