A Universidade Federal do Pará, por intermédio da Universitec e do PCT Guamá, atuará como instituição parceira do HackaTruck MakerSpace, um laboratório móvel de tecnologia em que alunos criam e desenvolvem protótipos de aplicativos relacionado a temas socialmente relevantes. O projeto, financiado pela IBM Brasil e pela Flex por meio da Lei de Informática, em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e em colaboração com a Apple, desembarca na Região Norte pela primeira vez, nas próximas semanas.
O laboratório móvel iniciou sua jornada pelo Brasil em outubro de 2015. Foram percorridos, até o final de 2017, 48 mil quilômetros e visitadas 29 Instituições de Ensino Superior brasileiras. No HackaTruck, por meio de uma metodologia ativa e baseada em desafios, foram capacitados aproximadamente 1.500 alunos. Além disso, 357 protótipos de aplicativos para dispositivos móveis foram desenvolvidos pelos alunos. Os candidatos foram distribuídos em 51 turmas que atenderam a mais de 4.800 interessados via módulos on-line. Desde 2018, o programa encontra-se em uma nova fase: o HackaTruck MakerSpace.
Conceito maker – Numa verdadeira capacitação sobre rodas, o HackaTruck MakerSpace segue inspirado pelo conceito maker com seu laboratório móvel constituído em um makerspace, um espaço em que os alunos criam e desenvolvem protótipos de aplicativos relacionados aos temas estudados. Até o final do ano passado, o HackaTruck MakerSpace visitou sete instituições de ensino parceiras das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Este ano, visita mais dez instituições de ensino envolvendo, também, as Regiões Norte e Nordeste, nas quais o laboratório passará cinco semanas e contará com a participação de 56 alunos. Na UFPA, o caminhão do programa estará no Campus Básico, ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes.
As atividades de capacitação permanecem voltadas aos alunos das instituições de ensino parceiras, que se consolidarão com o desenvolvimento de atividades presenciais em programação Swift, incorporadas a práticas de Cloud Service, serviços cognitivos e Internet of Things (IoT), com carga horária de 100 horas. O processo de seleção continuará sendo direcionado pelo curso a distância.
Sempre de forma colaborativa, criativa e recheada de práticas, os desafios da capacitação ficam por conta dos projetos a serem desenvolvidos pelos alunos, que são estimulados pelos instrutores a pensar sobre sete temas de grande importância para a sociedade: saúde, educação, Indústria 4.0, varejo, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade. A inclusão da tecnologia IoT no laboratório móvel abre possibilidades para a criação de soluções com a linguagem de programação, associada aos dispositivos que se conectam à internet.
Inscrições – Os interessados em participar do HackaTruck MakerSpace devem ser alunos de graduação ou de pós-graduação da UFPA e precisam completar o curso de ensino a distância (EAD), disponível no site do programa. Os alunos com as melhores pontuações serão selecionados para as aulas presenciais. O curso é gratuito e aberto para estudantes de quaisquer áreas do conhecimento que tenham interesse em aprender programação e desenvolvimento de aplicativos.
Aos interessados que não são alunos regulares da UFPA, o curso a distância do projeto também ficará disponível com essa finalidade. Todos os concluintes do curso EAD têm direito a um certificado de participação.
Calendário – No dia 17 de abril, quarta-feira, a Universidade sediará a palestra de divulgação do HackaTruck MakerSpace a ser ministrada pelo gerente de Projetos da IBM Brasil, Luís Flávio Silva, no Auditório Setorial Básico I, no Campus Básico, a partir das 14h30.
As inscrições para o HackaTruck MakerSpace poderão ser feitas do dia 15 de abril ao dia 20 de maio, no site da iniciativa. No campo promocode, o código UFPA19HTMS deverá ser inserido pelos alunos da Universidade. O curso EAD estará disponível a todos entre os dias 22 de abril e 26 de maio. A etapa presencial ocorrerá entre 10 de junho e 9 de julho, das 8h30 às 12h30 para os selecionados da manhã, e das 14h30 às 18h30 para os selecionados da tarde.
Após a fase presencial do programa, as melhores criações receberão o suporte da Universitec para darem continuidade ao desenvolvimento das ideias. Os participantes passarão por capacitações em empreendedorismo e em gestão.
Texto: Ascom/Eldorado, Ascom/IBM e Ascom/Universitec – Orlando Haber
Arte: Divulgação