A fim de promover múltiplas experiências sobre o olhar do cinema em contextos educativos, a Universidade Federal do Pará vai receber, nos dias 19 a 22 de março, a oficina “Cinema, Educação e Direitos Humanos”, na sala de projeção da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFPA). O evento faz parte da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que, este ano, traz como tema “Vencer o ódio, semear horizontes”. A oficina é voltada para docentes da educação básica das redes públicas, arte-educadores e educadores que atuam em instituições formais ou não formais de ensino.
“A 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos volta num momento muito importante para a democracia brasileira. Os filmes e a oficina fazem parte deste processo de potencializar multiplicadores de temas importantes e sensíveis. Como estudante de um curso de Cinema e Audiovisual na Amazônia, me sinto feliz em estar como bolsista local nesta retomada, na condição de uma pessoa que acredita que a linguagem cinematográfica possui um papel significativo para gerar impacto social”, ressalta Izabela Chaves, estudante do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA.
Em Belém, as atividades da oficina serão realizadas com base no método da “Pedagogia do Dispositivo”, desenvolvida pelo Projeto Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos, do Laboratório Kumã, do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF). A metodologia busca compartilhar ferramentas de criação do audiovisual para a utilização em cenários educativos, apresentando o “Inventar” como uma ferramenta essencial para criar relações com o mundo.
Como se inscrever – Os interessados em participar da oficina devem preencher o formulário de inscrição, que ficará aberto até preencher o total de 40 vagas disponíveis, e aguardar o contato da equipe para confirmação. Ao todo, serão quatro encontros presenciais, com 3h de duração por dia, contabilizando, assim, 12h de oficina. Os estudantes que completarem a carga horária mínima terão direito ao certificado do evento emitido pela UFF.
“Na oficina, serão realizados exercícios de produção de imagens e sons, com base em gestos mínimos de criação que conversam com a própria história do cinema. É uma oportunidade única para aqueles que queiram se especializar ainda mais no uso dessa ferramenta de ensino para a construção de uma sociedade justa, igualitária e diversa”, afirma Izabela Chaves, que atua como bolsista local da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, em Belém.
Sobre a Mostra de Cinema – A 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos é uma programação realizada pelo Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, com a coordenação local do docente de Cinema e Audiovisual Luiz Adriano. Nesta edição do evento, a programação iniciou no mês de dezembro de 2023 e vai se estender até março de 2024, com diversas oficinas promovidas nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal.
Serviço:
Oficina “Cinema, Educação e Direitos Humanos”
Data: de 19 a 22 de março
Horário: das 9h às 12h
Local: Sala de Projeção da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFPA)