UFPA recebe propostas internas para novos grupos do Programa de Educação Tutorial

As(os) interessadas(os) em apresentar propostas de novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) no âmbito da Universidade Federal do Pará (UFPA) têm até o próximo dia 30 de julho para fazer a submissão. O Edital nº 13/2024 foi lançado por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e irá selecionar três propostas da UFPA para concorrer ao Edital n° 04/2024, do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o edital lançado pela PROEG, as propostas devem ser elaboradas por docentes do quadro efetivo que atuam nos cursos de graduação. Podem se candidatar como proponentes de grupo PET, os(as) docentes que atendem a seis requisitos: Pertencer ao quadro de docentes permanentes da UFPA, sob contrato em regime de dedicação exclusiva; Ter título de doutora(r); Comprovar atuação efetiva como docente no(s) curso(s) de graduação ao(s) qual(is) se vincula o grupo PET/UFPA proposto e em atividades de ensino, de pesquisa e de extensão  nos três (03) anos anteriores à submissão.

As três propostas selecionadas pelo edital da UFPA serão submetidas para concorrerem à 45 vagas nacionais destinadas à ampla concorrência das Instituições Públicas de Ensino Superior (IES Públicas) e destinadas a criação de novos grupos PET, que deverão ser distribuídos em cinco lotes, cada um deles relacionado a uma temática diferente.

O Lote I contemplará grupos temáticos com propostas abrangendo ações relacionadas à Rede de Integridade da Informação; o Lote II reunirá propostas abrangendo ações relacionadas à Rede Encontro de Saberes; o Lote III à Rede de Educação do Campo, das Águas e das Florestas; o Lote IV à Rede de Educação Antirracista; e o Lote V à Rede de Manejo Florestal Comunitário na Amazônia. Mais informações sobre cada um dos lotes e demais critérios de seleção, bem como as documentações necessárias para submissão e o cronograma do processo, podem ser consultadas diretamente no Edital PROEG.

As propostas apresentadas serão julgadas pela comissão de seleção interna de acordo com os critérios pré-estabelecidos e o resultado final das propostas selecionadas e classificadas será divulgado na data estabelecida no cronograma do edital, 09 de agosto de 2024.

Programa de Educação Tutorial (PET) – O Edital n° 04/2024, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), convoca as Instituições Públicas de Ensino Superior a apresentarem propostas para a criação de 45 novos grupos do PET. De acordo com o documento, “o programa é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Para os estudantes de graduação que atuam em regime de dedicação integral às atividades do PET há a disponibilização de bolsa de iniciação científica.

Ainda segundo o edital, os grupos PET precisam ser capazes de contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos estudantes de graduação; introduzir novas práticas pedagógicas e contribuir para a curricularização da extensão na graduação; contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, educacional, territorial, étnico-racial e de gênero; aprofundar a formação de jovens universitários como pesquisadores e extensionistas, visando sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais, em particular, na universidade e em comunidades populares; promover a inovação tecnológica no âmbito da graduação com o desejável e necessário envolvimento de discentes; dentre outras atribuições.

Cada um dos grupos criados a partir das propostas selecionadas pelo Edital MEC n° 04/2024 terá o número máximo de 6 estudantes bolsistas até dezembro de 2024 e, a partir de 2025, este número poderá ser estendido até o máximo de 12 estudantes bolsistas. A seleção das(os) tutoras(es) e das(os) estudantes que comporão os grupos, assim como a assinatura do Termo de Compromisso por estudantes e tutoras(es), será realizada após a publicação das propostas aprovadas no edital MEC n° 04/2024, sendo esta seleção de responsabilidade das IES Públicas.

Confira aqui todas as informações referentes ao Edital PROEG n° 13/2024, que realiza a seleção interna de propostas para criação de novos grupos PET. Já as informações sobre o Edital n° 04/2024, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), podem ser obtidas aqui.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional

ARTES: Pró Reitoria de Ensino de Graduação