O vice-reitor da UFPA, no exercício da reitoria, Gilmar Pereira da Silva, recebeu, na última sexta-feira, 15 de junho, a visita do cônsul geral do Reino da Espanha no Brasil, Don Jesús Días Carazo, acompanhado do cônsul honorário da Espanha em Belém, José Luis Fernández Terra.
O cônsul geral, Don Jesús Días Carazo, estava em missão diplomática em Belém e fez questão de conhecer a Universidade Federal do Pará: “Atualmente, temos um acordo para promover a língua espanhola. Em breve, teremos um leitor da Espanha na UFPA. Queria conhecer a universidade e agradecer a cooperação que estamos desenvolvendo”, declarou.
O vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, retribuiu o agradecimento pela cooperação em andamento e explicou que além das parcerias com o Consulado da Espanha, a UFPA interage com várias universidades espanholas por meio de projetos e intercâmbios científicos.
“Temos feito um esforço muito grande para articular a produção de conhecimento com as trocas culturais nas nossas relações internacionais. Temos interesse em estreitar as cooperações com a Espanha, não só para formação de pessoas e parcerias científicas, mas também para promoção da língua espanhola, idioma estratégico no contexto do Mercosul”, pontuou Gilmar Silva.
Os dirigentes falaram ainda sobre a importância da instalação de um leitorado na UFPA. “O Leitor será uma oportunidade de aprofundar nossas relações”, afirmou o cônsul geral. Para o vice-reitor, “Como o Leitor é uma representação da Embaixada da Espanha, ele melhor que ninguém saberá os pontos de interação mais interessantes”.
A partir da parceria com a Embaixada da Espanha, a UFPA receberá um Leitor, que é responsável pela promoção da língua e da cultura espanhola. O espanhol hoje é um dos idiomas mais procurados por vestibulandos e estudantes que procuram certificações de proficiência para ingresso na pós-graduação. Segundo o cônsul honorário da Espanha em Belém, José Luis Fernández Terra, o Consulado em Belém também tem recebido muitos pedidos de vistos de estudos e intercâmbio para a Espanha, sendo fundamental, para isso, a proficiência no idioma.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes