A Universidade Federal do Pará recebeu a visita do embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre D’Oliveira, marcando um importante momento de aproximação e cooperação entre o Brasil e o país africano. A visita de cortesia teve o intuito de estreitar os laços entre os países envolvidos para a realização de novas parcerias.
O embaixador foi recebido pelo reitor da Universidade, Gilmar Pereira da Silva, que esteve acompanhado da vice-reitora Loiane Prado Verbicaro, do diretor do Centro de Internacionalização, Marcelo Galvão, e do assessor de Projetos Estratégicos da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, Saulo Monteiro Martinho de Matos. O encontro teve como pauta ações afirmativas para estudantes estrangeiros e oportunidades para fortalecimento de novas relações entre a Universidade e aquele país.
Durante o encontro, os participantes debateram a relevância de políticas inclusivas que promovam a diversidade e o acesso de estudantes de outros países, destacando a importância da cooperação no fortalecimento da política Sul-Sul. Novas parcerias em áreas como mobilidade acadêmica, ciência, tecnologia, educação, inovação e cultura também estiveram em pauta.

O reitor Gilmar Pereira da Silva ressaltou o potencial transformador da parceria e a importância de ampliar os horizontes acadêmicos. “Esta visita simboliza o nosso compromisso com a diversidade e a inclusão, abrindo portas para uma aproximação que pode beneficiar não só nossos estudantes, mas também o desenvolvimento acadêmico e cultural de nossas instituições”, afirmou.
Para o reitor, a aproximação entre a UFPA e os países africanos é um movimento necessário. “Acreditamos, firmemente, que iniciativas como esta são fundamentais para consolidar uma política de internacionalização que fortaleça a Cooperação Sul-Sul, contribuindo para a construção de um ambiente acadêmico mais plural e globalizado.”
Em primeira visita à região amazônica, o embaixador de Cabo Verde no Brasil demonstrou entusiasmo em relação a perspectivas de futuras colaborações. Ele deixou a reunião confiante em que o encontro abrirá caminho para novas alianças e projetos conjuntos, reforçando os laços entre o continente africano e a região amazônica. “Saio desta visita inspirado e otimista com as possibilidades de parceria que se apresentam. Tenho certeza de que, juntos, podemos construir pontes que beneficiem nossas instituições e nossos povos”, declarou o embaixador Chantre D’Oliveira.

