O reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira da Silva, recebeu a visita do reitor da Universidade da Guiana Francesa, Laurent René Linguet, e do responsável pelo Collectivité Territoriale de Guyane, em Belém, Christian Haridas. No encontro, foi debatida a importância da aproximação técnico-científica entre os países da Pan-Amazônia.
A UFPA e a Universidade da Guiana estão em vias de estabelecer um acordo geral de cooperação técnico-científica, com a definição de termos e condições gerais para a colaboração ampla entre as instituições. A expectativa, no entanto, é a criação de instrumentos para finalidades específicas, como o financiamento à pesquisa na Amazônia, além do fomento à mobilidade acadêmica.
“Temos uma grande missão para a Amazônia e seus povos e estamos convencidos que essa missão não pode ser realizada sem a UFPA. Estamos dispostos a escutar e aprender com a experiência de vocês”, disse o reitor visitante.
Gilmar Pereira da Silva destacou a ampliação de laços acadêmicos e científicos da UFPA desenvolvidos em colaboração com outros países e defendeu a necessidade da aproximação estratégica entre as instituições com áreas de pesquisa convergente. Uma das metas do reitor é reunir-se com os dirigentes das universidades da América Latina e da África no escopo da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada na capital paraense, entre 10 e 21 de novembro de 2025.
“Nossa ideia é promover o encontro entre cientistas, instituições e movimentos sociais interessados em estabelecer ações concretas para as vidas em nossa Amazônia, considerando suas singularidades e particularidades”, afirmou o reitor.
Intercâmbio – Ainda de forma a estreitar o contato entre as(os) pesquisadoras(es) amazônidas, está agendada, para os próximos dias, a visita de uma comitiva de pesquisadores ligados ao Centro Integrado da Sociobiodiversidade da Amazônia (Cisam), ao campus Troubiran da Universidade da Guiana Francesa, em Caiena. A expectativa é que a instituição seja a primeira universidade estrangeira a fazer parte do Cisam. “Esperamos que a integração científica seja capaz de atender às necessidades da população das diferentes regiões da Pan-Amazônia”, disse Gilmar Pereira.
Participaram também do encontro a vice-reitora, professora Loiane Prado Verbicaro; o pró-reitor de Extensão, professor Nelson José de Souza Júnior; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria Iracilda da Cunha Sampaio; a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria Lucilena Gonzaga Costa; o chefe de Gabinete, professor Doriedson do Socorro Rodrigues; a procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à UFPA, Fernanda Ribeiro Monte Santo; e o diretor-geral do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, professor Marcos Monteiro Diniz.
Ao fim da reunião, as(os) gestoras(es) da UFPA e da Universidade da Guiana Francesa dirigiram-se ao Centro de Internacionalização, que é órgão da Universidade voltado para a formação multicultural e o acolhimento a pesquisadoras(es) estrangeiras(os).