menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA recebe visita do secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores

Na última terça-feira, 23 de maio, a Universidade Federal do Pará recebeu a visita do embaixador Laudemar Aguiar, atual secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A visita iniciou com uma reunião com o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, no Gabinete da Reitoria, em que discutiram o papel estratégico da universidade para as políticas de formação de jovens. O secretário Laudemar Aguiar manifestou o interesse do MRE em fortalecer relações e parcerias com a UFPA, como maior instituição da Amazônia, com grande experiência em políticas de inclusão.

O embaixador falou também que a UFPA é a instituição que mais coopera com o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e com o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), que oferecem vagas no ensino superior a estudantes de países em desenvolvimento, em formato de cooperação Sul-Sul.

Os gestores dialogaram sobre o estabelecimento de novos acordos de cooperação que visem melhorar, por exemplo, a recepção de estudantes estrangeiros no Brasil.

Encontro com estudantes – Após a reunião, Laudemar Aguiar foi acompanhado pelo vice-reitor e pelo pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa, em visita ao Centro de Internacionalização da UFPA, no qual são sediados, entre outras atividades, cursos de Língua Portuguesa para estudantes estrangeiros dos Programas PEC-G e PEC-PG.

Na ocasião, foi promovida também uma conversa entre os gestores e os estudantes estrangeiros cursando graduação ou pós-graduação ou se preparando para ingressar na universidade. Cerca de quarenta estudantes de diferentes nacionalidades dos continentes latino-americano, africano e asiático tiveram a oportunidade de apresentar suas perspectivas sobre o processo de estudar no Brasil e, em particular, na Amazônia. 

Mussasdiq Hussain, por exemplo, é paquistanês e está no último semestre do curso de Medicina da UFPA pelo Programa PEC-G. Residente em Belém desde 2016, Mussaadiq deverá retornar, em breve, ao seu país para colocar em prática a profissão que escolheu e buscará a especialidade em cirurgia geral.

O embaixador ainda apresentou aos estudantes o Instituto Guimarães Rosa, estrutura interna do MRE para tratar de assuntos relacionados à educação e à cultura. Disse que há interesse do governo brasileiro em ampliar as cooperações com os países da África e aperfeiçoar os programas já existentes, como o PEC-G e o PEC-PG. Os estudantes também expuseram demandas para facilitar a vinda ao Brasil e a permanência durante o curso, como questões burocráticas de vistos e taxas. As demandas apresentadas serão sistematizadas para envio ao MRE para avaliação e providências, quando cabíveis.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes – Ascom/UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições EficazesODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo