UFPA receberá Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduandos, realiza no próximo dia 17 de abril, a Conferência Livre “Juventude, Ciência, Tecnologia e Inovação: Quais as contribuições dos jovens cientistas para o desenvolvimento do país?”. O evento abordará a relevância do desenvolvimento da pesquisa elaborada pelos jovens pesquisadores brasileiros, em especial, da Amazônia. A atividade tem apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e segue com inscrições abertas por meio de formulário digital.

A conferência tem o objetivo de valorizar a ciência que vem dos laboratórios das universidades e dos institutos de pesquisa. O evento também tem o intuito de realizar propostas que componham a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

As conferências livres, categoria que a conferência faz parte, são uma oportunidade para pesquisadores, acadêmicos, profissionais, estudantes, entre outros, não só apresentarem suas ideias, projetos, experiências, pesquisas e inovações, mas também tratar de temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, visando impulsionar o desenvolvimento social, sustentável e justo do país.

Para o representante da Associação de Pós-Graduandos da UFPA, Lucas Paixão, a realização da conferência na UFPA é importante para lançar luz sobre os jovens cientistas que cotidianamente vencem o desafio de fazer Ciência na Amazônia.  “Será um momento muito importante em que os jovens cientistas, aqueles que se doam para a pesquisa no país, especialmente aqui na nossa região, possam ser verdadeiramente ouvidos. Temos muitas demandas e precisamos avançar. É importante, por exemplo, pensarmos na construção de uma política que estimule o recém formado a partir para a pós-graduação já de início”, avaliou. “Precisamos de uma valorização e de uma cesta de direitos básicos, que agora se fortalece  com o movimento para políticas de assistência estudantil como lei para os pós-graduandos, mas  que ainda precisa alcançar os direitos previdenciários e trabalhistas, por exemplo,  direitos que hoje os pós-graduandos não possuem e que precisamos garantir, para que a pós-graduação, a pesquisa, o desenvolvimento científico e tecnológico do país seja interessante para os jovens pesquisadores”, reflete Paixão.

A 5ª CNCTI é composta por conferências livres, que podem funcionar no âmbito municipal, estadual, temática ou em outras configurações que estimulem a participação social das instituições envolvidas. As conferências visam promover a diversidade de temas e incentivar a apresentação de pesquisas e trabalhos em diversas áreas da ciência, tecnologia e inovação, estimular o debate e proporcionar um ambiente propício para discussões construtivas, trocas de ideias e networking entre os participantes e fomentar a colaboração de parceiros, oferecendo formação de parcerias e cooperações entre pesquisadores, profissionais e instituições.

A conferência será feita de forma híbrida, a inscrição para a transmissão deve ser feita pelo mesmo formulário do evento presencial. Para assistir ao evento on-line, basta acompanhar pelo canal da Associação de Pós-graduandos no YouTube.

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Divulgação do evento