A Universidade Federal do Pará (UFPA) está entre as universidades mais influentes do mundo na edição de 2025 do prestigiado Times Higher Education (THE) Impact Rankings. Ao lado de outras instituições, a UFPA se destaca como a instituição que mais avança na agenda de sustentabilidade e responsabilidade social no país, alcançando uma posição de destaque no grupo 301-400 globalmente, entre 2.318 universidades avaliadas.
Esse desempenho coloca a universidade da Amazônia na segunda posição geral no Brasil e na liderança entre as universidades federais do país classificadas, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A USP, que ficou no grupo 101ª-200ª, ficou em primeiro entre as instituições nacionais. Com essa colocação, a UFPA consolida-se no conjunto dos 15% das melhores universidades do mundo avaliadas pelo THE Impact Rankings.
No contexto da América Latina e do Caribe, a UFPA e a UFMG situam-se na quinta posição geral, atrás apenas da Universidade Nacional Autônoma do México, do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (México), da USP e da Universidade de Guadalajara (México). Globalmente, a Western Sydney University mantém a primeira posição. O ranking é um indicador do impacto das Instituições de Ensino Superior na sociedade.
“A excelente colocação da UFPA neste ranking demonstra o sucesso da integração dos projetos que alinham ensino, pesquisa e extensão com os desafios mais urgentes da nossa época. É com grande orgulho que celebramos este resultado, que não apenas reconhece o esforço da nossa comunidade acadêmica, mas também evidencia o papel da UFPA como uma instituição de vanguarda, comprometida em construir um futuro mais justo e inclusivo para todos. Essa conquista reflete o trabalho dedicado de professores, técnicos e estudantes, que, diariamente, transformam conhecimento em ação e impulsionam o desenvolvimento da Amazônia e do Brasil de forma ética, inclusiva e sustentável”, avalia o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.
Educação, Fome Zero e Trabalho – A excelência da UFPA foi particularmente notável em três ODS estratégicos: ODS 4 – Educação de Qualidade, no qual a UFPA subiu 100 posições para se fixar no grupo 201ª-300ª do mundo; ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, ficando classificada no grupo 201ª-300ª, ao desenvolver pesquisa e extensão voltadas para a segurança alimentar, melhoria da nutrição e promoção de práticas agrícolas sustentáveis na região; e ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, no grupo 301ª-400ª, que demonstra a contribuição da Universidade para um crescimento econômico local sustentável, inclusivo e gerador de emprego decente e produtivo.
Mesmo com o incremento do número de universidades participantes, que saltou de 1.591, em 2023, para 2.318 universidades analisadas de 130 países em 2025, a UFPA consolidou sua posição geral no ranking, em comparação com as edições anteriores. A excelente colocação da UFPA, liderando o grupo das federais, é um marco para a educação superior brasileira e confirma a relevância do trabalho da Amazônia para as soluções dos desafios globais de sustentabilidade.
Como a UFPA é Avaliada no Ranking – O THE Impact Rankings 2025 baseia sua metodologia em dados fornecidos pelas próprias universidades, avaliando suas contribuições em relação aos 17 ODS. Os critérios de avaliação são divididos em quatro pilares principais: Pesquisa: Análise da produção científica relacionada aos ODS. Gestão: Exame das políticas e do compromisso institucional com a sustentabilidade. Divulgação: Abrange o compartilhamento de conhecimento e iniciativas com a comunidade. Ensino: Mede a integração dos ODS nos cursos de graduação e na formação de alunos.
A pontuação final de cada universidade é calculada considerando, obrigatoriamente, o desempenho no ODS 17 (Parcerias para os ODS), somado às suas três melhores pontuações nos ODS restantes. A classificação geral é uma média das pontuações totais obtidas nos últimos dois anos.


