UFPA sedia a 35ª Semana Nacional de Oceanografia com programação acadêmica e esportiva

Um oceano de programações acadêmicas tem sido realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA) ao longo desse semestre. O Campus Guamá recebe, até o próximo dia 10 de agosto, a 35ª Semana Nacional de Oceanografia (SNO), um dos principais eventos acadêmicos das Ciências do Mar no Brasil. O congresso reúne estudantes, pesquisadores, profissionais e entusiastas da área para discutir temas atuais e fortalecer a comunidade científica da oceanografia.

Segundo a organização da SNO, a escolha do Pará para sediar o evento é estratégica por ser um estado localizado na Amazônia Legal que mantém forte ligação com comunidades tradicionais e sistemas socioecológicos que dependem diretamente dos oceanos. 

“Receber a SNO em Belém é extremamente significativo, pois muitos ainda desconhecem a realidade da oceanografia no Norte do Brasil, uma região marcada por uma diversidade única. Temos praias de água doce, vastas áreas de manguezais que poucos têm a oportunidade de conhecer de perto, além de uma forte atuação socioambiental que vem ganhando cada vez mais destaque”, afirma a estudante Luiza Canto. A discente do curso de Oceanografia da UFPA lembra, ainda, que esta é uma grande oportunidade de demonstrar a potência das pesquisas desenvolvidas na Amazônia e de valorizar o conhecimento científico que nasce no território.

Sob o tema Carimbó de Marés: Uma confluência de saberes, a Semana Nacional de Oceanografia 2025 promete ser um espaço plural de aprendizado, reunindo perspectivas acadêmicas, culturais e comunitárias. “A temática representa a multidisciplinaridade que é essencial para nós, que fazemos ciência na Amazônia. Conduzimos pesquisas com rigor acadêmico, mas sem nunca negligenciar os saberes tradicionais, que são parte fundamental da nossa realidade e enriquecem o conhecimento produzido na região”, completa Luiza Canto.

A programação do evento inclui palestras, minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos, nas modalidades oral e pôster. As áreas temáticas abordam estudos sobre Ciência na Amazônia; Ensino e Extensão nas Ciências do Mar; além de pesquisas nos diferentes eixos da oceanografia. O evento também conta com atividades culturais e esportivas, como as tradicionais Oceaníadas, que promovem a integração entre os participantes do evento por meio de competições esportivas amistosas. Nesta edição, serão ofertadas quatro modalidades aos congressistas: futsal, vôlei, queimada e natação individual (50 e 100 metros rasos). As regras seguem as diretrizes do Conselho Nacional do Esporte (CNE) e do Ministério do Esporte. 

Mais informações na página do evento.

TEXTO: Luan Cardoso - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Arquivo Labogea/UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 14 - Vida na Água

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo