A Universidade Federal do Para (UFPA) foi sede do “Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da Região Norte”, promovido pela Diretoria de Educação (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro de 2017, e teve como objetivo promover o diálogo com coordenadores de polos do Sistema Universidade Aberta no Brasil (UAB) na região, discutir sobre o contexto atual e desafios do sistema, bem como tratar sobre as metas e estratégias para seu sucesso e manutenção. O encontro foi o último de uma série de cinco, um em cada região brasileira, promovidos em 2017.
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes: Carlos Cezar Modernel Lenuzza, Diretor de Educação a Distância da CAPES; Edilson Carlos Balzzan, Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos da UAB; Prof. Dr. Horácio Schneider, Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFPA, representando o Reitor, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho; e o Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso, Coordenador da UAB na UFPA e Diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da UFPA.
Em sua fala na mesa de abertura do evento, o Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos da UAB, Edilson Balzzan, destacou que o evento é um importante momento para o fortalecimento do Sistema UAB. “Esta é uma oportunidade para nos aproximarmos dos coordenadores, trocar informações, compartilhar boas práticas e boas experiências”, frisou.
Durante o primeiro dia do evento na UFPA, em espaço aberto para que os coordenadores dos polos UAB pudessem esclarecer dúvidas, expor sugestões e contribuições para o desenvolvimento das ações e estratégias do Sistema, o coordenador do polo UAB de Marabá, Ademar da Luz Filho, que participou pela primeira vez do encontro, disse que o evento está sendo uma oportunidade para conhecer a equipe da CAPES e relatar um pouco da realidade da região Norte. “Hoje pudemos ouvir as propostas da CAPES para os próximos anos, bem como expor as nossas dificuldades, avanços e experiências”, explicou.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas, que oferece cursos de nível superior por meio da educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para professores, gestores e colaboradores atuantes na educação básica, mas existem também ofertas de formação para o público em geral.
Desafios – Em sua apresentação, o Diretor de Educação a Distância da CAPES, Prof. Dr. Carlos Lenuzza, ressaltou que existem atualmente mais de 700 polos ativos espalhados em todos os estados do país, com 200 mil alunos matriculados. Destes, 70% residem em municípios de, no máximo, 100 mil habitantes. Tais dados demonstram a importância do sistema para camadas da população que possuem dificuldade de acesso à formação superior. Entretanto, ainda há diversos desafios que precisam ser superados, como o baixo índice de formação de professores na educação básica.
“Nós temos hoje milhares de professores sem formação ministrando aulas em escolas. Uma de nossas metas para os próximos anos é qualificar o nosso programa diante deste cenário. Entre as ações, posso destacar que vamos ampliar o número de ofertas e reservar vagas em cursos que oferecem mestrados profissionais para professores atuantes na UAB”, explicou o professor Carlos Lenuzza.
Para superar os desafios, o Sistema UAB conta com o apoio de instituições de ensino superior. Nesse sentido, Carlos Lenuzza destacou a importância da Universidade Federal do Pará. “A UFPA é uma instituição que está conosco desde que iniciamos nossas atividades, há 11 anos. É uma instituição parceira, que tem demonstrado comprometimento e agora terá ainda mais responsabilidade realizando articulação com sistemas de ensino municipais e estaduais à medida em que a UAB aumenta sua atuação também no Plano Nacional de Formação de Professores”, disse.
O coordenador da UAB na UFPA, Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso, afirmou, ainda, que o diálogo com instituições e prefeituras municipais também é importante para o fortalecimento das atividades dos polos UAB da região Norte. “Precisamos contar com o investimento das prefeituras nas atividades de ensino, para que os polos possam garantir uma boa estrutura para receber os alunos e promover a formação”, explicou.
Programação – O primeiro dia de programação, além de contar com a mesa de abertura, teve também apresentações de integrantes da CAPES e do Sistema UAB a respeito de temáticas relacionadas ao Sistema, bem como a primeira oficina do evento e espaço aberto para comentários dos participantes.
Durante a tarde, a Coordenadora Geral de Inovação em Ensino a Distância da CAPES, Profa. Dra. Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, ministrou a palestra “Contexto Atual do Sistema Universidade Aberta do Brasil”, com dados sobre o Sistema, bem como a importância da Educação a Distância (EaD) para o cumprimento das metas previstas no último Plano Nacional de Educação (PNE). “Observando os dados levantados e o cenário do Brasil, é possível afirmar que somente com a expansão da EaD é que será possível o atingimento das metas, sobretudo no que se refere à elevação da taxa de matrícula na educação superior e o aumento da formação de professores que atuam educação básica”, afirmou.
Em seguida, o Coordenador de Tecnologia em Educação a Distância da CAPES, Prof. Dr. Alexandre Magalhães Martins, explanou na palestra “Ações conjuntas, mapeamento dos alunos, portabilidade e disciplinas em rede, evasão” sobre as ações realizadas pela coordenação para a melhoria e eficiência do Sistema UAB.
Também foi iniciada a oficina sobre gestão de polo UAB, com o objetivo de auxiliar a compreender como se dá a gestão dos polos atualmente, para que a CAPES possa prospectar um modelo padrão de gestão a ser aplicado em todos os polos do Brasil. A atividade consistiu na divisão de coordenadores em grupos para juntos responderem um questionário sobre a temática.
Sobre o NITAE2 – O Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da Região Norte é o primeiro evento sediado pelo NITAE2, uma nova unidade acadêmica da UFPA, que tem como antecedente a Assessoria de Educação a Distância (AEDi), transformada em Núcleo a partir da última reunião do Conselho Universitário da UFPA (CONSUN), realizada no dia 20 de outubro de 2017. Tal transformação se deve à ampliação do escopo de atuação da AEDi, atuando no desenvolvimento de soluções de ensino-aprendizagem para a Educação a Distância e também outras modalidades de ensino. O objetivo do NITAE2 é promover estudos transdisciplinares voltados às tecnologias e metodologias da Informação e Comunicação, orientadas a soluções inovadoras para o ensino e a aprendizagem.
Texto e fotos: Divulgação