No próximo dia 5 de abril, das 15h às 18h, a Universidade Federal do Pará vai receber o Colóquio “Discutindo os EUA na UFPA”, que vai colocar em debate questões de gênero e direitos humanos. O evento é gratuito e será realizado no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA. As inscrições são on-line, por meio da plataforma Sympla.
O debate é uma realização da Fulbright Interdisciplinary Network (FIN), iniciativa financiada pela Embaixada dos EUA e coordenada pela Comissão Fulbright Brasil, que é desenvolvida por cinco universidades públicas brasileiras: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo dessa rede é reunir pesquisadores e professores das universidades que integram a FIN para abordar temas de interesse mútuo de instituições brasileiras, da Fundação Fulbright e do governo americano.
“A FIN compreende um consórcio organizado pela Comissão Fulbright Brasil, composto por cinco universidades brasileiras, cada uma liderando pesquisas e atividades de acordo com seus interesses. No colóquio que iremos realizar no início de abril, o tema transversal são questões contemporâneas relacionadas aos direitos humanos e à igualdade de gênero”, destaca o pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, professor Edmar Costa.
Além de atividades como os colóquios, a parceria também proporciona a participação privilegiada das cinco instituições com as chamadas Fulbright Distinguished Scholar Awards, programa que possibilita a vinda de acadêmicos proeminentes dos EUA para a UFPA, e demais universidades, por um período de três a quatro meses, onde atuam em projetos de pesquisa, trabalhando em colaboração com colegas brasileiros, ministram palestras, orientam alunos e promovem suas pesquisas, além de sua atuação como embaixadores da cultura americana.
Programação – A programação do Colóquio “Discutindo os EUA na UFPA” conta, entre palestrantes e mediadores, com professores de cinco universidades brasileiras integrantes da FIN, além de convidados externos que vão abordar, entre outros temas: as questões de gênero e os posicionamentos dos Tribunais Superiores americano e brasileiro, questões contemporâneas em comunidades Queer nos Estados Unidos, além de atualizações sobre legalização do aborto no Brasil e nos EUA.
Indicada pela Prointer para participar da edição que será realizada na UFPA, a professora Luanna Tomaz, coordenadora adjunta do ICJ, vai abordar a legalização do aborto, no Brasil e nos Estados Unidos.
“Este é um tema muito relevante, levando-se em conta que, recentemente, os Estados Unidos passaram por processos de modificação na sua forma de enfrentamento do problema, e isso também tem sido alvo de ampla mobilização, tanto no Brasil como na América Latina como um todo. Então, essa troca de experiências entre o que está acontecendo no Brasil e nos Estados Unidos pode aperfeiçoar as políticas públicas sobre a questão da interrupção da gravidez“, comenta Luanna Tomaz.
Serviço
Colóquio – Discutindo os EUA na UFPA
Data: 5 de abril, das 15h às 18h
Local: Auditório do ICJ – Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA
Inscrições: Até o dia do evento, gratuitamente, por meio do Sympla
Texto: Isabelly Risuenho – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Divulgação do evento.