A Amazônia está no centro dos debates globais em 2025 e a Universidade Federal do Pará (UFPA) será palco de um evento de grande relevância para a área de inovação e impacto social. Entre os dias 22 e 25 de julho, será realizado, no Campus Guamá, o Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb), maior encontro de empreendedorismo social universitário do Brasil, que marcará presença pela primeira vez na Região Norte.
Com o tema Somos o Brasil que pulsa, o Eneb 2025 reunirá estudantes, professores, empreendedores sociais, executivos e lideranças de todo o Brasil em uma edição simbólica e estratégica, que além de ocorrer na Amazônia, berço de inúmeros desafios socioambientais, também marcará os 10 anos de atuação do Time Enactus UFPA.
Caracterizado por ser um espaço de articulação nacional por soluções sustentáveis, que coloca a universidade pública no centro das respostas aos desafios sociais, ambientais e econômicos do Brasil, o evento contará com uma programação diversa, que inclui palestras, rodas de conversa, exposições científicas, atividades formativas e competições de projetos de impacto socioambiental.
A realização do Eneb na UFPA reforça o protagonismo da Amazônia nos debates contemporâneos, e evidencia a importância do papel das universidades como formadoras de lideranças e incubadoras de tecnologias sociais.

Enactus UFPA – Além de competir na Liga Principal, que dará o título de Campeão Nacional da Enactus Brasil e a oportunidade de representar o país na Enactus World Cup 2025, que será realizada em Bangkok, na Tailândia, o time da UFPA também está entre os finalistas de quatro desafios temáticos promovidos por organizações parceiras, entre elas o Instituto Credicitrus, a Fundação Cargill e a Sumitomo Chemical.
Entre os destaques individuais, há também a pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Sustentabilidade, do Núcleo de Meio Ambiente (Numa/UFPA), Evelyn Mesquita, que presidente o time e figura no Top 3 do Prêmio Universitário do Ano, reconhecimento nacional concedido a estudantes com papel de destaque em liderança, impacto e inovação social.
“Participar do Prêmio Universitário do Ano tem sido, acima de tudo, uma oportunidade de revisitar minha trajetória com a certeza de que ela foi construída com propósito, entrega e afeto. Cada passo foi guiado pela vontade de fazer diferente, de cocriar soluções com as comunidades e de construir um legado coletivo e enraizado na escuta”, afirma Evelyn.