UFPA sediará o encontro anual da Rede Brasil-Alemanha

A Rede Brasil-Alemanha de Internacionalização do Ensino Superior (Rebralint), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza entre os dias 04 e 06 de abril, a edição 2024 do Encontro Anual Nacional Rebralint. O evento contará com a participação de vários representantes de órgãos de desenvolvimento acadêmico-científico da Alemanha e ocorrerá de maneira híbrida.

A participação presencial será restrita apenas aos convidados da Rede, tendo o máximo de 100 participantes. Já para a participação remota (on-line), que é aberta e gratuita ao público geral, basta que que as(os) interessadas(os) preencham o  formulário digital do evento até o dia 3 de abril.

A Rebralint é composta por um grupo de professores com experiência na cooperação Brasil-Alemanha. Entre seus objetivos, está a busca por facilitar o acesso aos programas de intercâmbio entre os dois países, trabalhando também na busca por cooperação científica e espaços de interação e discussão de ideias e projetos. A rede é fruto do apoio à internacionalização nas universidades brasileiras por parte do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). A criação da Rebralint teve, também, apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A edição deste ano contará com três atos principais. Seminários com a participação de ex-bolsistas do DAAD, representantes de órgãos de desenvolvimento acadêmico-científico com a Alemanha e convidados especiais; Assembléia Anual da Rebralint; e por último um passeio temático com os convidados do evento pelas ilhas de Belém.

“O evento acaba sempre sendo um ponto de encontro para os conselheiros da Rebralint de todas as regiões do país, assim como para os DAAD-Alumni (ex-bolsistas) da UFPA. Será o primeiro evento da Rede aberto para o público geral e esperamos com isso ganhar mais visibilidade e despertar o interesse geral no público em relação à cooperação acadêmico-científica com a Alemanha”, adiciona o organizador do evento, professor João Marcelo Protázio, sobre as expectativas em relação à edição deste ano.

Organizadores – O DAAD é uma organização de fomento ao intercâmbio acadêmico de estudantes, professores e pesquisadores das cinco regiões do Brasil. Trata-se da maior instituição de financiamento e mobilidade acadêmica e científica, sendo uma associação sem fins lucrativos constituída por 241 instituições de ensino superior e 104 representações estudantis na Alemanha. A instituição oferece cerca de 250 programas de bolsas de estudos e fomento à pesquisa, atua em mais de 60 países e apoia anualmente mais de 100 mil intercambistas (alemães e estrangeiros).

A Rebralint foi fundada em março de 2017 e é composta por brasileiros e alemães, professores e pesquisadores (na maioria ex-bolsistas do DAAD) que se destacaram no desenvolvimento de projetos de cooperação com a Alemanha em diferentes áreas do conhecimento. Recentemente, a entidade teve sete de seus membros homenageados durante as comemorações do Jubileu dos 50 anos do DAAD (2022) no Brasil.

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Rede Brasil-Alemanha de Internacionalização do Ensino Superior (Rebralint)

ODS 4 - Educação de Qualidade