UFPA será sede da primeira Célula BIM da Região Norte

A transformação digital na construção civil chega com mais força à Região Norte. Em breve, a Universidade Federal do Pará (UFPA) contará com um laboratório inédito, que alia tecnologia, pesquisa e inovação para formar profissionais preparados para os novos desafios do setor. Trata-se da terceira Célula BIM do Projeto Construa Brasil, a primeira instalada na região, que será sediada no Campus Guamá, no Instituto de Tecnologia (Itec/UFPA). 

O laboratório será equipado com softwares BIM, drones, kits de robótica, notebooks e óculos de realidade aumentada. Além disso, o espaço também oferecerá capacitações para docentes e bolsas de estudo para estudantes.

“Esta estrutura permitirá que a UFPA acompanhe as mudanças da indústria da construção, qualificando profissionais para atender às novas exigências do setor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, destaca Regina Brabo, diretora da Faculdade de Engenharia Civil.

Com foco na modernização do ensino, a iniciativa está diretamente relacionada à nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), que prevê o uso preferencial da metodologia BIM em obras públicas. Para atender a essa demanda, a Universidade já trabalha na elaboração de um Plano de Implementação BIM Curricular (PIBc), a ser incorporado às disciplinas de Engenharia Civil e Arquitetura.

“Como a Célula BIM se aproxima do que está sendo elaborado no novo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA, ela também se aproxima do mercado e da indústria. Isso traz o que há de mais moderno para que nós possamos estudar, capacitar e desenvolver aqui, na Universidade”, explica Miércio Cardoso de Alcântara Neto, vice-diretor da Itec e um dos responsáveis pela iniciativa, ao lado de Hito Braga de Moraes, diretor do Itec; Regina Brabo, coordenadora do curso de Engenharia Civil; e Nívea Albuquerque, líder da Célula BIM.

“O núcleo da Célula vai ser originado na Engenharia Civil, mas deve ser expandido para as demais engenharias e cursos que compõem o Itec. A ideia é torná-lo capaz de atender a toda a nossa comunidade acadêmica”, completa Hito Braga de Moraes, diretor do Itec.

Primeira sede do Norte – A UFPA foi selecionada em edital nacional do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), no qual obteve a maior pontuação entre as universidades da Região Norte. O resultado é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por docentes, técnicos e estudantes da graduação e da pós-graduação. Nívea Albuquerque, líder da Célula BIM, revela que, em uma das primeiras reuniões com o MDIC, a proposta e o aporte técnico apresentados pela UFPA foram amplamente elogiados.

A expectativa é que a Célula BIM gere resultados nos pilares de ensino, pesquisa e extensão. No ensino, o projeto prevê a atualização do currículo com disciplinas voltadas ao BIM, a produção de cartilhas e a digitalização de processos de planejamento e execução de obras, o que visa reduzir custos e desperdícios. Na pesquisa, os estudos se concentrarão em sustentabilidade e eficiência energética, conforme a metodologia. Já na extensão, serão ofertados cursos de capacitação e consultorias digitais voltadas à sociedade, com o objetivo de formar mão de obra qualificada para impactar diretamente obras estaduais e municipais.

Com a nova estrutura, a UFPA se une à UFPE e à UFPR na Rede Nacional de Células BIM, consolidando-se como polo de inovação para todo o norte do Brasil.

Sobre a Célula BIM – A Célula BIM é um laboratório acadêmico em que professores e alunos desenvolvem planos para incluir a metodologia BIM em cursos como Engenharia Civil e Arquitetura, o que possibilita criar e compartilhar modelos digitais de construção, com mais precisão de tempo e custos. A ação faz parte do Projeto Construa Brasil, iniciativa do governo federal que visa modernizar o setor da construção civil no país.

TEXTO: Luan Cardoso – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Reprodução do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento EconômicoODS 9 - Indústria, Inovação e InfraestruturaODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo