UFPA será sede do XV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

Está aberto o prazo para inscrições de monitoras(es) no “XV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências” ( Enpec ). Evento será realizado pela primeira vez na Região Norte, entre os dias 4 e 8 de agosto. Tendo como tema “Vidas em Confluência na Partilha de Saberes”, o encontro terá cinco dias de programação e incluirá mesas-redondas, simpósios, cafés debates, comunicações orais, lançamentos de livros e exposição de materiais educativos.

Com o objetivo de expressar preocupações e o interesse da comunidade acadêmica em ampliar seu campo de discussão para além da academia, incluindo diálogo com outros saberes e composições plurais, em que a vida e as pessoas ocupem o centro nas políticas e práticas de pesquisa desenvolvidas no campo da Ciências e da Educação em Ciências, o evento também contará com encontros das Associações Científicas e de Pesquisa e Assembleia Geral da Associação de Pesquisa em Educação em Ciências.

“Nós temos uma produção grande de pesquisas aqui, no Norte, e é importante a gente também mostrar a produção da UFPA. Quem vier vai poder conhecer o potencial da UFPA, e o que se produz aqui. Vamos mostrar que esta universidade tem importância na produção de conhecimento e na geração de tecnologias”, diz a organizadora do evento, Silvia Nogueira Chaves.

Com uma proposta de proporcionar debates amplos e diversos, o encontro contará com a participação de representantes de outros países da América Latina, como Colômbia, Argentina, Chile, México, entre outros, além de promover cafés debates com representações quilombolas, indígenas e de pessoas com deficiência (PcD).

No total, o encontro contará com 11 linhas temáticas: Alfabetização/Letramento científico, ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; Educação em ciências e saúde; Formação de professores de ciências; Educação em ciências, inclusão e diferença; Educação em ciências, cultura, arte e tecnologias; História, filosofia e sociologia na educação em ciências; Educação em ciências em espaços não escolares e divulgação científica; Políticas públicas e currículo na educação em ciências; Linguagem e discurso na educação em ciências; Produção, implementação e avaliação de propostas pedagógicas para o ensino-aprendizagem de ciências e Educação em ciências e contextos digitais.

Como participar – As submissões para apresentação de trabalhos em todas as categorias já foram encerradas, mas pesquisadores e professores da educação básica e superior de Belém poderão se inscrever como ouvintes no evento. Já as(os) estudantes de graduação ou de pós-graduação podem também se inscrever para fazer parte da monitoria do evento. Para participar, basta ser residente da cidade de Belém e preencher o formulário de inscrição da monitoria até o dia 15 de março. 

As(Os) alunas(os) podem participar em uma das oito comissões do evento: acessibilidade, científico, cultural, divulgação, infraestrutura, logística, recepção e secretaria. Após preencher o formulário, a equipe do Enpec é quem lotará as(os) monitoras(es) nas vagas. O preenchimento do formulário não garante a participação dessas(es) voluntárias(os). Também está aberto o edital de escolha do nome do mascote do evento. O edital pode ser acessado aqui.

Já para se inscrever como ouvinte no encontro , as(os) interessadas(os) devem acessar o site do XV Enpec, ir até a aba de inscrição e se inscrever. Esse tipo de inscrição abre no dia 1º de junho e vai até o dia 30 do mesmo mês.

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Divulgação

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo