UFPA terá a sua TV Universitária, a partir de parceria com a Empresa Brasil de Comunicação

A Universidade Federal do Pará (UFPA) terá o seu próprio canal de televisão aberta, a TV UFPA. O projeto avançou significativamente com a recente visita técnica realizada pela equipe da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no dia 12 de março. A visita teve como foco principal a análise das instalações que serão fundamentais para a operacionalização do canal, incluindo estúdios, o local destinado à sede da emissora e os pontos de instalação previstos para a antena de transmissão.

Os representantes da EBC Davi Lopes, gerente de Planejamento e Programação, e Marco Lima, coordenador de Implantação de Canais, acompanhados pela coordenadora do projeto de implementação da TV UFPA, professora Kalynka Cruz, visitaram os possíveis locais de instalação da torre de transmissão. Também foi realizada uma reunião entre a equipe da EBC, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, a professora Kalynka Cruz, coordenadora do Projeto TV UFPA, a diretora da Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, professora Suzana Lopes, e a professora Jussia Carvalho, da Faculdade de Comunicação (FACOM).

Esta é uma iniciativa institucional, que se iniciou com a abertura de diálogo pela EBC. Segundo a professora Kalynka Cruz, “O canal de TV aberta será uma plataforma de importante disseminação do conhecimento acadêmico, cultural e científico, alcançando um público mais amplo do que a comunidade universitária”.  A iniciativa destaca-se por seu potencial em promover a inclusão digital e social, possibilitando o acesso de conteúdos educacionais de qualidade a uma ampla faixa da população. Este esforço está alinhado com o compromisso da UFPA em promover a inovação e facilitar o acesso ao conhecimento.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, a criação da TV UFPA é uma aspiração de longa data e que agora começa a se realizar com esta parceria com a EBC. “Há uma política do Governo Federal para que as universidades possam criar as suas TVs e nós estamos felizes com a escolha da UFPA para iniciar esse projeto. Hoje recebemos a notícia de que já temos um canal garantido para a TV UFPA, então este projeto agora é uma realidade e renderá muitos bons frutos para a população do Pará e para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da nossa instituição”, celebrou.

TEXTO: Projeto TV Universitária da UFPA

FOTOS: Ascom UFPA e Projeto TV Universitária da UFPA