No mundo globalizado em que vivemos, uma profissão é indispensável para que as informações circulem entre os seis continentes de forma quase instantânea. O tradutor, ou tradutora, é quem nos permite ler em português livros, revistas, documentos, manuais, bulas, sites, legendas de filmes, entre outros produtos originalmente escritos em outros idiomas.
Dada a importância da profissão para o mundo globalizado, dia 30 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Tradutor, conforme atribuição, desde 1991, pela Federação Internacional de Tradutores (FIT), que promove o profissionalismo nas disciplinas que representa. Em comemoração a este dia, as reportagens do UFPA em Série – Dia Mundial do Tradutor irão apresentar, durante esta semana, iniciativas da UFPA que envolvem os serviços de tradução e a tradução como objeto de pesquisa.
Programa de Apoio à Publicação Qualificada – Tendo noção da necessidade de intercâmbio de conhecimento científico, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA disponibiliza o Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ), com o objetivo de fomentar a publicação de artigos científicos de autoria de docentes, técnicos e discentes da Universidade em revistas de circulação internacional, bem avaliadas pelas respectivas áreas de conhecimento.
O apoio previsto pelo programa se dá por meio do custeio de despesas de tradução, revisão, preparo de imagens ou ilustrações e taxas de publicação de artigos submetidos para publicação em revistas estrangeiras. Para escolher revistas bem avaliadas, adota-se como referência o sistema Qualis de avaliação de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Angélica, a publicação de textos em revistas estrangeiras é fundamental para a visibilidade internacional da pesquisa desenvolvida na UFPA. “Adicionalmente, a produção científica, especialmente em periódicos especializados internacionais, é um dos principais critérios de avaliação das diferentes agências de fomento, na concessão de recursos para projetos de pesquisa ou na avaliação dos cursos de pós-graduação, feita pela Capes”, explica o pró-reitor.
Solicitações do PAPQ – Com edital lançado sempre no início de cada ano, o apoio previsto pelo PAPQ destina-se à publicação de artigos que tenham como primeiro autor docente, técnico ou discente da UFPA, integrante de Grupo de Pesquisa cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq. Quando se tratar de artigo relacionado a trabalho realizado em Programa de Pós-Graduação stricto sensu da UFPA, destina-se também a discente egresso, ou seja, com dissertação ou tese defendida há menos de vinte e quatro meses da data de submissão da proposta.
O programa fomenta-se na importância de uma boa tradução para a avaliação dos artigos. “A língua inglesa é a língua internacional do meio acadêmico científico. Na submissão de um artigo científico a uma revista estrangeira, se a redação estiver pobre, o conteúdo técnico não é sequer avaliado, e o manuscrito é devolvido aos autores pelo próprio editor da revista”, completa Rômulo Angélica.
Todos os procedimentos que devem ser adotados pelo pesquisador a ser contemplado pelo programa estão explicados no Edital do PAPQ, disponível no site da Propesp. Deve ser enviado um ofício de encaminhamento do pedido, assinado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação; preenchimento do Formulário de Inscrição de Proposta (Anexo II do Edital) e a cópia do artigo.
A UFPA não oferta serviço de tradução, a escolha deste é feita pelos próprios interessados no programa. As propostas de solicitação do PAPQ são avaliadas pela Diretoria de Pesquisa da Propesp. No ano de 2017, com edital lançado dia 24 de janeiro, foram destinados ao programa recursos de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), do orçamento da Propesp.
- Leia nesta terça-feira: Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas desenvolve Programa de Proficiência em Leitura
- Leia mais:
>> UFPA valoriza serviços de tradução por meio de programas de apoio à pesquisa
>> Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas desenvolve Programa de Proficiência em Leitura
>> Dissertação analisa traduções e confluências da poesia de Rainer Maria Rilke na Amazônia
>> Pesquisa realiza análise sobre a transcriação da versão espanhola "Gran sertón: veredas
>> Artigo analisa o caráter fundador da tradução romântica alemã associada ao conceito de "Bildung"
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Artes: Reprodução / Google