Sensor capaz de identificar fraude em vinho; aplicativo que facilita tratamento de tuberculose e um protocolo de exercício físico para auxiliar estudantes com TEA. Sabe o que essas inovações têm em comum? Todas são estudos desenvolvidos por mulheres! No trimestre em que se comemora o 08 de março, elas estão no centro da edição 170 do Beira do Rio. A capa apresenta o estudo de Luiza de Marilac Pantoja Ferreira, responsável por desenvolver um protótipo que, além de identificar alterações em bebidas etílicas, gerou um pedido de patente para a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Ainda na capa, um destaque para duas mulheres que não imaginavam conquistar um título honorífico da Universidade: Jane Beltrão e Nazaré Sarges são as novas professoras eméritas da UFPA. As duas graduadas em História e que trouxeram Belém em suas pesquisas, concederam uma entrevista exclusiva ao Beira falando sobre a honraria e relembrando suas jornadas acadêmicas.
O artigo da edição, assinado pela arquiteta Izabelle Karoline Machado Lima, fala sobre a presença feminina na arquitetura e sua contribuição para a cidade de Belém do século XX. Já a resenha apresenta a obra História das mulheres na Amazônia, uma coletânea organizada por Cristina Donza Cancela, Natália Cavalcanti, Ana Lídia Nauar e Rosângela Quintela com uma série de artigos demonstrando a participação ativa das mulheres no cenário histórico, político e social amazônico.
Você também confere reportagens sobre mulheres gordas em quadrinhos amazônicos; empreendedorismo de enfermeiros no ambiente digital e coprodução de conhecimentos visando reunir dados para apoiar políticas públicas, ampliar a conservação e o manejo da biodiversidade amazônica.
O Jornal Beira do Rio é um produto trimestral de divulgação científica, de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). A versão completa e outros conteúdos estão disponíveis em beiradorio.ufpa.br, já o impresso pode ser retirado, gratuitamente, na Biblioteca Central da UFPA.