A Universidade Federal do Pará aprovou, em reunião do Conselho Universitário (Consun), a criação do Núcleo de Endocrinologia e Diabetes(Nued) da Universidade. A criação da nova unidade acadêmica busca a consolidação de pesquisas clínicas na área de Endocrinologia e Diabetes e o fortalecimento da formação acadêmica nessa área na região amazônica.
O projeto de criação do Nued, que foi encaminhado pelo professor João Soares Felício, insere-se no contexto de crescimento da Universidade como polo formador em saúde na Amazônia, ampliando as possibilidades de ensino, pesquisa e assistência à população vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu início será marcado também pela consequente implantação do curso de Doutorado em Ciências Médicas, com foco na Endocrinologia, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2024.
Nesse contexto, o Núcleo propõe-se a ser uma referência regional, nacional e internacional pela qualidade da pesquisa voltada para a produção de conhecimento sobre patologias do sistema endócrino, além de oferecer subsídios e referências para novas pesquisas e suas possibilidades de aplicação no ensino e no sistema público de saúde, promovendo a formação de profissionais qualificados para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e inovação.
“O Nued-UFPA será um núcleo que buscará excelência na pesquisa com as patologias e os tratamentos na área do sistema endócrino e suas doenças, os processos terapêuticos e medicamentosos e as principais formas de prevenção das doenças endócrinas na região. Este núcleo é o corolário de um trabalho de 20 anos de pesquisa clínica, liderada pelo professor João Soares Felício, pela professora Karem Mileo Felício e por um grupo de endocrinologistas e profissionais de várias áreas multiprofissionais que terão condições de continuar produzindo e formando na região amazônica, em área estratégica do Estado brasileiro (ciência e inovação) e prioritária para a saúde da população”, declara o professor Pedro Paulo Freire Piani, um dos docentes que integra a equipe do Nued.
A infraestrutura prevista para o núcleo inclui um prédio próprio, junto ao Hospital Universitário João de Barros Barreto. No prédio, atualmente, funciona o Centro Público de Pesquisa Clínica em Endocrinologia e Diabetes da UFPA, com consultórios, laboratório de apoio, salas de monitoria e administrativa, auditório e sala para pós-graduandos. Até o final de 2025, está previsto, ainda, o início da oferta de vagas por meio do primeiro Edital de Doutorado Acadêmico em Ciências Médicas: Endocrinologia, que terá duas formas de requisitos de acesso: uma para portadores de título de mestre e outra de acesso direto para profissionais que comprovarem experiência em pesquisa clínica e publicação de artigos na área.
Além da pesquisa, os integrantes do Nued – UFPA também atuarão na Graduação em Saúde e poderão ofertar cursos de extensão para a Universidade e para a rede de saúde.