Universidade Federal do Pará firma Acordo de Cooperação com a Universidade Tecnológica de Dortmund, na Alemanha

A Universidade Federal do Pará (UFPA) assinou, na última quarta-feira, 19, um Acordo de Cooperação Internacional com a Technische Universität Dortmund (T. U. Dortmund), da Alemanha, por meio do Departamento de Ciências da Reabilitação. O acordo consolida uma parceria de longo prazo entre pesquisadores das duas instituições e abre novas frentes de intercâmbio, pesquisa e desenvolvimento acadêmico.

A nova cooperação entre as universidades objetiva estabelecer e desenvolver relações de cooperação internacional entre as instituições por meio da colaboração acadêmica, científica e cultural, sendo estas desenvolvidas em diferentes modalidades, com ênfase no intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, além da realização de estudos conjuntos e ações de ensino, pesquisa, extensão e mobilidade.

Durante a assinatura, o reitor Gilmar Pereira destacou a importância das pontes internacionais construídas pela UFPA ao longo dos anos e reforçou o papel da cooperação como ferramenta de integração global. Para ele, a relação com diversos países evidencia que as semelhanças entre os povos são maiores do que as diferenças. “Sabemos que nós estamos distantes territorialmente, mas, quando nos juntamos, as nossas semelhanças são maiores do que as nossas diferenças. Quando você se junta começa a ver que existem coisas que nos unem que são mais importantes do que as que nos separam”, afirmou.

O reitor também relembrou a crescente mobilidade acadêmica da Universidade e o fortalecimento de parcerias internacionais, que se expandem para além da pesquisa, alcançando a dimensão cultural. 

“O convênio facilita a vida dos intercambistas, garantindo isenção de taxas, descontos e acesso às políticas de acessibilidade vigentes na Alemanha e que passam a ser estendidas para os nossos estudantes. Então, apoiados pela Capes, este acordo contempla e possibilita o intercâmbio de professores e alunos de mestrado, doutorado, de qualquer área do conhecimento do PPGTPC”, detalhou a diretora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), Simone Silva, presente na assinatura do acordo.

Cooperação que nasce da prática – Participante direto da construção dessa rede acadêmica, o professor da Technische Universität Dortmund Christoph Käppler destacou que a assinatura do acordo formaliza uma parceria que já vem acontecendo na prática, com o recebimento de vários bolsistas no nível de mestrado e doutorado na Alemanha. Agora, de acordo com Christoph, o tema central da cooperação será a inclusão social em diferentes dimensões. 

“Vamos trabalhar com o projeto do Abdias Nascimento sobre pessoas com deficiência que estudam nas universidades, porque, a cada nível maior de educação, existem menos pessoas desse grupo, e isso tem que ser mudado, porque são os mesmos talentos. Devemos incluir essas pessoas na formação acadêmica e diminuir a barreira da desigualdade”, expôs o professor.

Responsável pela coordenação do projeto aprovado no Edital Abdias Nascimento, “Estudo Transcultural de Inclusão e Acessibilidade via uma ferramenta georreferenciada”, Simone Silva explicou que o projeto tem por objetivo a construção de uma ferramenta de acessibilidade a pessoas com deficiência. “Estamos produzindo, junto ao pessoal da Engenharia e da Comunicação, esse aplicativo, que será testado dentro do espaço físico da UFPA e da T. U. Dortmund”, esclareceu.

Além da ferramenta georreferenciada, a parceria também desenvolve outro aplicativo destinado à orientação de estudantes com quadros psicológicos como depressão e ansiedade, mapeando barreiras e recursos disponíveis nas universidades. A expectativa é que, após avaliações na UFPA e na T. U. Dortmund, as ferramentas possam ser expandidas para outras universidades e países.

TEXTO: Tahís Cristine - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 10 - Redução das Desigualdades

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo