De 27 a 30 de outubro, acontecerá, virtualmente, a segunda edição do Seminário Internacional América Latina-Caribe, com o tema "Ecopolítica, necropolítica e resistências em tempo de pandemia". A programação contará com conferências, grupos de trabalho, mesas-redondas e minicursos, que irão propor reflexões sobre questões que se evidenciaram no contexto da pandemia pela Covid-19, que causou perdas de muitas vidas e ocorrência de muitas dores sociais, como desamparo, solidão, entre outros males.
A proposta do evento é trazer ao debate público informações, análises e depoimentos de cientistas sociais, filósofos e ativistas não acadêmicos sobre diversos aspectos relacionados ao agravamento das questões éticas, sociais e políticas em decorrência dos enfrentamentos pela proteção aos direitos básicos da vida em sociedade, que se expressam no acirramento entre o Estado e as questões econômicas, de saúde coletiva, de combate à violência, de proteção ambiental, entre outras, considerando o contexto brasileiro e outros países latino-americanos.
“É importante debater estas temáticas para auxiliar na melhor compreensão dos reais significados da celeridade no desaparelhamento dos serviços público-estatais no Brasil e na América Latina, da redução e até extinção das esferas consultivas nos processos decisórios, enfraquecendo o processo democrático, entre outros fatos da política contemporânea no contexto latino-americano. Desta forma, buscamos abrir novos caminhos para pesquisas acadêmicas e expressões de manifestação política em defesa dos direitos básicos da vida humana”, ressalta a professora Edila Moura, integrante da comissão organizadora do evento.
O seminário é uma promoção do Projeto de Extensão Confronto de Ideias, da Faculdade de Ciências Sociais (FACS), junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), ambos integrantes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA).
Programação – A programação dos quatro dias de evento contará com conferências, mesas-redondas, minicursos e grupos de trabalho, que abordarão nuances da temática da edição de 2020. A abertura será realizada pelo escritor e intelectual indígena Ailton Krenak, sob o título "A vida não é útil". Além disso, haverá conferências em espanhol, com professores de universidades do Uruguai e do Chile.
Ao final do seminário, como resultado das discussões e apresentações de trabalhos, será editada e publicada uma coletânea, na forma de e-book, que reunirá comunicações apresentadas nas conferências, nas mesas-redondas e nos grupos de trabalho. Acesse aqui para saber mais.
O público-alvo do seminário são os estudantes, professores e pesquisadores da UFPA e de outras instituições de nível superior e médio, jornalistas, sindicalistas, ativistas e integrantes de coletivos e movimentos sociais, bem como ONGs que atuam na área de direitos civis, sociais, políticos, ecológicos e culturais.
Serviço:
II Seminário Internacional América Latina-Caribe
Data: de 27 a 30 de outubro, virtualmente.
Para mais informações sobre a programação, acesse aqui.
Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação