O Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá sediar, entre os dias 11 e 14 de setembro de 2019, o III Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres (CBRRD). Com a temática “Integração de saberes em redução de riscos e desastres”, o evento é uma parceria da UFPA com a Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABPRRD), com o objetivo de difundir pesquisas na área de redução de riscos e desastres ambientais. O prazo de submissão de trabalho já se encerrou. O congresso é aberto ao público, mas as inscrições para ouvinte podem ser feitas até o dia 11 de setembro e deverão ser feitas pelo endereço eletrônico disponível aqui.
De acordo com coordenador do CBRRD, professor João Batista, atualmente a Amazônia possui um elevado potencial para exploração dos seus recursos ambientais, marcando o Estado do Pará como o maior produtor mineral do País. Por haver previsão de instalação de novas barragens na Amazônia, para fins de mineração e de geração de energia elétrica, existe a necessidade de se discutir um plano de enfrentamento aos danos ambientais e as suscetibilidades aos sinistros ambientais causados pelos desastres, tendo em vista que a região tem sofrido também com desastres naturais associados a queimadas, enchentes e secas, que constantemente causam danos à população.
“O tema desta edição visa à interdisciplinaridade da questão que trata sobre os riscos e os desastres naturais e tecnológicos. Na verdade, todos os setores da sociedade são atingidos. Assim, é importante montar estratégias para esboçar as respostas e as contribuições com que cada setor pode contribuir, para evitar os danos causados pelos desastres, para, inclusive, atuar na prevenção, ser proativo”, afirma João Batista.
Neste sentido, a terceira edição do CBRRD visa promover a avaliação do que está sendo planejado no Brasil em favor do investimento em prevenção, estudos, pesquisas e em tecnologias que possam combater e precaver os riscos à exposição a desastres, além de apresentar propostas para minimizar os riscos e os desastres, como um Projeto de Monitoramento de Riscos e Desastres na Amazônia e a inserção de Belém como cidade resiliente, preparada para evitar e minimizar os efeitos dos desastres.
Inscrições – O III CBRRD aceitará o pagamento das inscrições somente até o dia 11 de setembro de 2019. O valor varia de acordo com a categoria do interessado: estudante de cursos técnicos e de graduação, estudantes de pós-graduação e profissionais. Para inscrições nas categorias de estudantes é obrigatória a apresentação de comprovante de vínculo. Os ouvintes poderão participar das palestras, workshops, apresentação de trabalhos científicos e painéis temáticos, além de receber o material completo do congresso.
Já aqueles que tiverem interesse em participar dos minicursos deverão pagar uma taxa extra de acordo com o tipo de curso escolhido. Se for teórico, o valor é de 60 reais, já para minicursos com atividade de campo, a taxa é de 80 reais. Demais informações sobre a programação e os horários dos minicursos, na página do evento.
Serviços:
III Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres (CBRRD)
Data: de 11 a 14 de setembro de 2019
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes – Campus Básico da UFPA, Guamá, Belém
Inscrições: até 11 de setembro.
Para mais informações, acesse o site do evento.
Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação