O Laboratório de Arqueologia Denise Schaan e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA (PPGA) vão realizar o V Fórum de Acervos Arqueológicos nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro, em Belém. O evento tem o objetivo de reunir pesquisadores, profissionais e estudantes vinculados às áreas de Arqueologia, Museologia, Educação e Conservação, em diversos locais da capital. O prazo para a submissão de propostas de trabalhos, apresentações artísticas e vendas de produtos relacionados à temática vão até o dia 30 de setembro. Já as inscrições para ouvintes vão até o dia 31 de outubro, ambas podem ser feitas pelo formulário eletrônico.
Nesta 5ª edição, o fórum segue com a iniciativa de possibilitar o intercâmbio entre os conhecimentos e os saberes das áreas que estarão em destaque na programação que envolverá os debates do evento (Arqueologia, Museologia, Conservação e Educação), algo que se apresenta como um desafio, segundo a professora da UFPA Daiana Alves. “Em um caminho repleto de especificidades, a gestão das coleções arqueológicas brasileiras compõe um dos principais desafios na preservação patrimonial, justamente pela dificuldade de congregar distintos campos do conhecimento, saberes tradicionais, coletivos humanos e profissionais que as coleções arqueológicas envolvem”.
Daiana Alves é uma das organizadoras do evento e garante que um dos principais motivos para a sua realização é a união que eles estabelecem entre as pessoas e as organizações públicas e privadas que atuam na área. Para ela, a conservação do patrimônio arqueológico (que pertence ao acervo nacional determinado pelas políticas públicas) precisa amadurecer as suas relações e trocas de informações com os seus profissionais e instituições de guarda.
“Tal descompasso precisa gerar uma reflexão que altere, de forma profunda, o modo que entendemos, integramos e realizamos a gestão das coleções arqueológicas, principalmente no tocante aos temas abordados nesta edição, de formação interdisciplinar e intercultural para a gestão multivocal de acervos arqueológicos. Portanto, ao receber o V Fórum, a instituição se inclui no contexto local e nacional de gestão de acervos, destacando nossa atuação na formação de profissionais em múltiplos cursos, inseridos nas atividades de pesquisa e extensão voltadas à temática”, afirma a professora.
Programação – O fórum vai compor uma programação multiversa, com conferências, reuniões temáticas, workshops, apresentação de instalações artísticas e pôsteres de trabalhos, além de promover – ao fim das atividades do último dia – uma visitação à Feira de Artesanato do Paracuri, em Icoaraci. No dia 16, a concentração acontecerá no Auditório Paulo Cavalcante, que pertence ao Museu Emílio Goeldi. No dia 17, será a vez do Museu do Estado do Pará abrigar a programação. Já no dia 18, é a UFPA que recebe os participantes do evento, no Auditório José Vicente Miranda, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ). E no dia 19, as atividades serão feitas no Auditório Eneida de Moraes, do Centro Cultural Palacete Faciola. Outros detalhes sobre os horários e demais atividades podem ser acessados por aqui.
Feira de Artesanato do Paracuri – A Feira de Artesanato do Paracuri foi fundada em 1995, para abrigar artesãos do Distrito de Icoaraci. É um espaço de grande influência histórica e turística por disponibilizar peças artísticas que concentram saberes milenares dos povos marajoaras e tapajônicos. O local dispõe de produtos que exprimem arte, cultura e vivências por meio da cerâmica, em ponto estratégico para a apreciação, bem em frente à Baía do Marajó.
Serviço:
Data: 16, 17, 18 e 19 de novembro de 2022.
Inscrições: Até o dia 31 de outubro de 2022 por aqui.
Submissões: 30 de setembro de 2022 por aqui.
Mais informações, acesse aqui.
Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Imagem: Divulgação