A vice-reitora da Universidade Federal do Pará (UFPA), professora Loiane Prado Verbicaro, foi indicada para compor o Comitê Diretivo do Observatório Nacional da Integridade e Transparência do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A nomeação foi oficializada na Portaria nº 355/2025, publicada na última segunda-feira, 13 de outubro, e assinada pelo presidente do CNJ, ministro Edson Fachin.
O Observatório, criado no início de outubro, tem como propósito fortalecer a integridade, a ética pública, a governança e a transparência no Sistema Judiciário brasileiro, contribuindo para a consolidação da confiança da sociedade nas instituições. O Comitê Diretivo, que será responsável pela coordenação das ações do órgão, é composto por representantes da magistratura e da sociedade civil, entre eles, a professora Loiane Prado Verbicaro, que se destaca pela atuação acadêmica e institucional em temas relacionados à ética, direitos humanos e cidadania.
“A participação da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Comitê Diretivo do Observatório Nacional da Integridade e Transparência do CNJ mostra a importância da instituição no planejamento e acompanhamento de políticas públicas de impacto para o Poder Judiciário brasileiro e, consequentemente, para os sistemas de justiça no país. Recebo a indicação com muito entusiasmo e senso de responsabilidade para trabalhar em prol do avanço das instituições de justiça e do nosso sistema democrático”, destaca Loiane Prado Verbicaro.
Além dos representantes da sociedade civil, o Comitê conta com integrantes da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho, bem como com um representante indicado pela Corregedoria Nacional de Justiça. A presidência do Comitê será exercida pelo próprio ministro Edson Fachin.
O Observatório, entre suas atribuições, monitora e avalia a integridade, a transparência e a governança do Poder Judiciário, elaborando diagnósticos e indicadores baseados em padrões internacionais. Também deverá utilizar mecanismos de alerta e análises de vulnerabilidade para prevenir riscos de corrupção, conflitos de interesse e ameaças à independência e à imparcialidade da Justiça.
A indicação da vice-reitora da UFPA para o Comitê Diretivo reforça o papel da Universidade como referência nacional na produção de conhecimento crítico e aplicado às políticas públicas, especialmente em temas de grande relevância social, como a ética e a integridade institucional.