VIII Congresso de Educação em Saúde da Amazônia recebe inscrições de trabalhos

"VIII

As submissões de trabalhos ao VIII Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (VIII Coesa) serão recebidas até o dia 8 de novembro, sexta-feira, no site do evento. O congresso acontecerá de 9 a 12 de dezembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Coesa busca divulgar a produção acadêmica da área de Ciências da Saúde e áreas afins; contribuir para o processo de educação permanente em saúde; fortalecer a articulação de ensino, pesquisa e extensão e promover o intercâmbio multidisciplinar, interdisciplinar e multiprofissional de experiências entre os docentes, pesquisadores, profissionais, discentes e técnicos-administrativos.

Nesta edição, o tema central do evento “Revitalizar e Fortalecer a Atenção à Saúde" está alinhado com a preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que lançou, em 2019, seu 13º Programa Geral de Trabalho (13th General Programme of Work, no original), com o novo plano estratégico de cinco anos para combater os principais desafios relacionados à saúde. Como subtemas, serão abordados alguns desses desafios, por exemplo: Atenção primária de saúde; Relutância em vacinar; Dengue, Zika e Chikungunya; HIV; Resistência antimicrobiana; Cenários de fragilidade e vulnerabilidade; Doenças crônicas não transmissíveis; Poluição do ar e mudanças climáticas; Movimento e ocupação humana.

Submissão – Os trabalhos devem ser produzidos no formato de resumo, de acordo com as normas apresentadas no site do congresso. A submissão se dá em uma das quatro categorias de trabalho (ensino, extensão, pesquisa e relato de experiência) e em uma das onze áreas temáticas da área de saúde (aplicações clínicas, biomateriais, biossegurança, ciências básicas, educação em saúde, ensino, epidemiologia, gestão, saúde pública e segurança do paciente e bioética. Cada participante poderá ser autor principal de até dois trabalhos, e um dos autores do trabalho deverá estar inscrito no congresso para realizar a submissão.

Sobre o Coesa – É um evento promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA que possibilita o intercâmbio de experiências entre os participantes, buscando a construção permanente do princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão com características multidisciplinar e multiprofissional, contribuindo para elevar os padrões da qualidade do cuidado da pessoa, da família e da comunidade.

VIII Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (VIII Coesa)

Submissão dos trabalhos: até 8 de novembro de 2019 no site do congresso.
Período do congresso: 9 a 12 de dezembro de 2019
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Belém da UFPA.
Público-alvo: Docentes, discentes, profissionais da área da saúde, de áreas afins e técnicos administrativos.

Texto: Comissão Organizadora do Coesa