Integrar diferentes conhecimentos e vozes é essencial para compreender as relações entre o clima e a biodiversidade na Amazônia. Pensando nisso, através da parceria internacional entre pesquisadores da Universidade de Bristol e dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO), História Social da Amazônia (PPGHIST), e em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), será realizado no mês de julho, no campus Guamá, o workshop Perspectivas Integradas sobre a Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Amazônia.
O evento tem como objetivo promover discussões interdisciplinares sobre a biodiversidade e mudanças climáticas na Amazônia; fortalecer a integração entre cientistas de diferentes regiões da Pan-Amazônia, do Brasil e do Reino Unido; e apoiar o desenvolvimento de pesquisadores em início de carreira. Além de promover a integração e trocas de conhecimento, o workshop beneficiará estudantes da pós-graduação e pesquisadores em ensino de carreira da região Amazônica, do Brasil, e do Reino Unido.
A iniciativa é liderada pelos professores Amy Penfield (Bristol), Rodolfo Nóbrega (Bristol), Maurício Costa (UFPA) e Filipe França (UFPA/Bristol) em colaboração com as professoras Sabina Ribeiro da Universidade Federal do Acre (UFAC) e Cátia Macedo da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Sendo financiado pelo British Council através do Fundo Internacional de Parcerias em Ciências com parceria da Iniciativa Amazônia +10, se workshop está sendo construído através de colaborações prévias estabelecidas através de duas redes colaborativas de pesquisa co-fundadas pela UFPA e Universidade de Bristol: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia (INCT-SinBiAm) e Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental (PPBio-AmOr).