Instigado pelo desafio de entender as relações socioambientais amazônicas e pensar alternativas dentro do campo da Educação Ambiental para os principais impasses regionais, o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza, nos dias 22 e 23 de janeiro, no Auditório Setorial Profissional, o XI Encontro Universidade em Diálogos Sustentáveis: Educação Ambiental – Trajetórias de Pesquisa, Ensino e Extensão.
O evento irá reunir especialistas e atores sociais que trabalham com o tema, para apresentar o que se tem feito de pesquisas na área e debater propostas e maneiras de pensar e fazer Educação Ambiental, compartilhada e participativa no biênio 2020 e 2021.
Programação – No dia 22, a programação, que começa às 14h, contará com a mesa-redonda “Pesquisa em Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade em contextos de vulnerabilidade e emergência climática”, que terá a presença da professora Marilena Loureiro, coordenadora do GEAM.
O primeiro tema a ser debatido será “Relações entre Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais na Amazônia Paraense”, que contará com a participação de Pedro Baia Júnior e de Rosemildo Lima. Em seguida, os mestres Elana Almeida e Eliton Araújo falarão sobre os “Indicadores de Políticas Públicas de Educação Ambiental”. O terceiro tema da mesa terá como eixo gravitacional “Educação Ambiental, Gestão de Riscos e Desastres Naturais”, que contará com a fala de Silva Júnior.
Às 16h30, começa a mesa sobre “Trajetórias de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação Ambiental”, em que Nayse Santos falará sobre “Catalenda – metapoética amazônica – do audiovisual à exposição museológica”.
A mesa terá também a presença da professora Dayse Costa, que irá falar sobre o curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental MEC/GEAM/UFPA. Em seguida, o curso de extensão em Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis e Com-vidas será debatido por Cilane Melo. O curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis será apresentado pela professora Ana Paula Teixeira.
No dia 23, a programação tem início às 9h, com Agnaldo Aires Rabelo, que irá falar sobre “Perspectivas e desafios da Educação Ambiental no ensino básico: a experiência da docência no Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Bosque”. Em seguida, Hilário Vasconcelos apresentará sua pesquisa “Educação Ambiental e Políticas de Desenvolvimento Regional: os impactos do Polo Graneleiro no Município de Itaituba”; Eliton Araújo falará sobre “Educação Ambiental e Gestão de Unidades de Conservação”; Marcilene Avelar, a “Educação Ambiental e Interdisciplinaridade na Formação do Educador na Amazônia Paraense”; Marilena Loureiro e Fidélis Paixão abordarão a “Educação Ambiental e Políticas Públicas no Município de Paragominas”.
O período da tarde será reservado para articular as perspectivas de pesquisa para o biênio 2020/2021 e contará com a presença dos professores Leandro Passarinho, Pedro Baia Júnior, Marilena Loureiro, Ana Lídia Nascimento, Maria Ludetana, Ivana Oliveira e José Pedro García.
Serviço:
XI Encontro Universidade em Diálogos Sustentáveis: Educação Ambiental – Trajetórias de Pesquisa, Ensino e Extensão
Data: 22 e 23 de janeiro
Local: Auditório Setorial Profissional (UFPA)
Inscrições por meio da página do evento e durante o evento.
Texto e arte: Divulgação