Como você definiria o que é amor? A ciência afirma que o amor é química, pois o corpo de uma pessoa que ama fabrica um fluxo de substâncias químicas, como dopamina, oxitocina e serotonina, que ativam diversas regiões do cérebro e podem até mudar o comportamento de uma pessoa. Com o objetivo de debater diferentes formas de se ver o amor, o Grupo de Estudos e Pesquisa Eneida de Morais (Gepem) realizará a 10ª edição do Seminário "O Amor está no Ar…’’, sob o tema “Novas perspectivas sobre o amor”. O encontro ocorrerá nesta quinta-feira, 24 de junho, às 19h, na Página do Gepem no Facebook
A temática escolhida para esta edição do seminário faz referência à obra Tudo sobre o amor: novas perspectivas, de Bell Hooks – feminista negra e intelectual, interessada no amor como ação política -, e visa abordar as diversas formas de amor na atualidade (familiar, em relações de amizade, poliamor etc.), que não são tão debatidos, mas são conectados ao amor contemporâneo, que é a não monogamia. Além disso, o debate também irá abordar o amor pela ótica da comunidade LGBTQIA+, especialmente por este mês de junho ser reconhecido como o mês do Orgulho LGBTQIA +.
‘‘O objetivo é tematizar o amor. Não apenas gerar visibilidade, mas também apresentar no contexto da temática uma perspectiva nova, um novo olhar, para além daquilo que cotidianamente entendemos e vivenciamos como amor. E é um assunto sempre em alta, pois, quando se faz uma roda de conversa, independentemente da idade, todo mundo frequentemente tem algo a dizer sobre o amor, sobre suas experiências e toda a diversidade que existe atualmente.'' comenta a professora Telma Amaral, coordenadora do seminário.
O evento é aberto a todas as pessoas que tenham interesse na temática e não é necessário realizar inscrição. A mediação será feita pelo professor Milton Ribeiro, da UEPA,. O debate acerca da obra de Bell Hooks ficará a cargo de Vinicius da Silva, pesquisador da UFRJ, e o da não monogamia, de Poli Campos, estudante de Psicologia que tem produzido importantes reflexões em torno dessa pauta nas redes sociais. A transmissão ocorrerá na Página do Gepem no Facebook .
Falando de Amor – A ideia de criar o Seminário "O Amor está no Ar…’’ surgiu com a professora Telma Amaral, da UFPA, que escreveu uma tese de doutorado chamada ‘Falando de amor: discursos e práticas amorosas na atualidade’. Em sua pesquisa, a professora trabalhou com o tema amor e sua configuração não apenas nas relações heterossexuais, mas também nas homoafetivas.
Entre os fatores interessantes apontados durante o estudo, estava a dificuldade que os participantes tinham de definir o que é o amor e como o delimitavam apenas pela vivência amorosa que eles possuíam. Ao fim do estudo, a conclusão foi que o amor, para os entrevistados, se resumia a três tópicos principais: a compressão um com o outro, o respeito em todos os níveis e o carinho e tudo sendo conduzido pelo diálogo.
Serviço:
10ª edição do Seminário "O Amor está no Ar…"
Data: 24 de junho de 2021
Horário: 19h
Plataforma de transmissão: Página do GEPEM no Facebook
Texto: Renan Pinheiro – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Reprodução Pixabay