Projeto da Casa de Estudos Germânicos promove minicurso sobre obra de escritora paraense

"Zeus

O Projeto “Littera – Literaturas germânica e brasileira”, da Casa de Estudos Germânicos (CEG) da UFPA, vai promover, no dia 25 de outubro, um minicurso sobre a obra Zeus ou a Menina e os Óculos, de Maria Lúcia Medeiros. Serão estudados três contos dos 16 que compõem o livro, são eles: Chuvas e trovoadas, Sounds e Marcel.

Com o objetivo de levar ao conhecimento do público as literaturas brasileira e germânica e promover o estímulo aos alunos de Letras, o Projeto “Littera” realiza debates sobre as obras que procura estudar.

Segundo a coordenadora do projeto, professora mestre Patricia Cezar da Cruz, a importância do evento consiste na divulgação da literatura para todos os interessados, uma vez que a literatura é uma rica fonte de conhecimento. “Ter acesso à literatura é por si só importante, e a CEG promove esse acesso com os minicursos, que, agora, são mensais”, declara.

Mesmo sendo voltado ao público de Letras, qualquer interessado em literatura pode participar. Os minicursos são para todos, e os participantes recebem certificado.

A Obra – O livro é uma prosa ficcional que traz 16 contos em que a escritora, nascida no Pará, não se deteve somente na questão regionalista, mas enxergava além do contexto em que vivia. Escreveu contos que trazem contextos e locais diferentes, uma riqueza de situações e cenários que procuram ser evidenciados pela palavra.

O grande crítico Benedito Nunes observa a eficácia estética dos textos de Maria Lucia Medeiros, em que a palavra pode adquirir outros sentidos, pode sugerir ou velar a significação literal, de modo que o leitor pode, pelas entrelinhas ou pelo seu horizonte de expectativas, atribuir-lhe novos significados.

Neste minicurso, serão analisados os contos Chuvas e trovoadas, Sounds e Marcel, que trazem um pouco da habilidade de Maria Lúcia em lidar com a palavra, seus múltiplos significados, a entrelinha e a poesia.

Projeto Littera – O Projeto "Littera – Literaturas germânica e brasileira – Minicursos para a Casa de Estudos Germânicos" foi apresentado pela professora mestre Patrícia Cezar da Cruz à Casa de Estudos Germânicos em maio de 2013, com a finalidade de abrir espaço naquela instituição para estudos de literatura germânica e nacionais. Desde então, tem promovido minicursos sobre literatura para a comunidade acadêmica e interessados por literatura, em geral.

Anteriormente, os minicursos eram bimestrais, agora são mensais. Possui uma equipe de professoras de literatura que cursam mestrado e doutorado em Estudos literários na UFPA, e duas parcerias importantes: a presença de uma colaboradora que estuda Engenharia de Software na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e está à frente do Littera on-line desenvolvendo o site e as ferramentas necessárias ao seu aprimoramento; e o apoio do DAAD, da Alemanha, além da própria CEG, que acolheu o projeto há quatro anos.

Inscrições – As inscrições são feitas gratuitamente pela fanpage do projeto no Facebook. Basta acessar o formulário on-line e aguardar a confirmação da inscrição, com prazo até as vésperas do minicurso. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site Littera on line.

Serviço:
Data: 25 de outubro de 2017
Local: Sala de Vídeo – Casa de Estudos Germânicos (Setor Profissional da UFPA, altos do bloco G)
Hora: 14h às 18h

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA