Prova do Enade será realizada no próximo domingo, 26

"Enade

No próximo domingo, 26 de novembro, alunos de mais de 25 cursos da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizarão a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A prova tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação ao conteúdo do curso, além de considerar outras habilidades e competências adquiridas durante o período em que o aluno esteve na universidade.

Neste ano, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) realizou uma campanha entre os estudantes para mostrar a importância da prova, incentivando-os a fazê-la. Eugenio Bittencourt, Coordenador de Avaliação e Desempenho de Cursos, da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino da PROEG, diz que a recepção dos alunos foi satisfatória e o objetivo foi atingido. “O objetivo girava em torno de esclarecimento sobre o papel e a importância do Enade como processo de avaliação da qualidade do ensino de graduação, com base no conhecimento apreendido e na opinião dos sujeitos que mais conhecem a realidade dos cursos”, diz.

Eugênio ressalta, ainda, uma dica importante para quem vai fazer a prova e diz o que espera. “É importante que os alunos utilizem as quatro horas de duração da prova para responderem-na com calma. A nossa expectativa é que eles acertem todas as questões da prova”, destaca.

Importância – Os resultados do exame influenciam nas avaliações dos cursos e possibilitam que o aluno demonstre o que pode melhorar na instituição. Além de ser fundamental para obtenção do diploma, o Enade também pode ajudar a valorizar esse certificado no mercado de trabalho, de acordo com o conceito obtido pelo curso.

O exame é obrigatório para os alunos que estão prestes a se formar, mas o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa, defende que os alunos não devem fazer a prova somente por ser obrigatória. “A prova é uma forma de garantir, manter e sustentar uma universidade pública integralmente financiada com recursos públicos e até melhorar o perfil de nosso orçamento e, consequentemente, dos serviços prestados à comunidade.”

Prova – A prova do Enade é composta por questões objetivas e discursivas relacionadas aos Componentes de Formação Geral, comum a todas as áreas, e ao Componente Específico de cada área. Também será aplicado o Questionário do Estudante, por meio do qual o aluno responderá a questões a respeito do curso, como infraestrutura e metodologia, podendo indicar aspectos positivos e aqueles que necessitam de ação mais efetiva da administração superior.

Serviço:

Enade 2017
Hora: 13h (Horário de Brasília)
Mais informações, acesse o site do Enade

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Oficina de Criação da Faculdade de Comunicação