Programa Uniterci da UFPA abre inscrições para alunas(os) e colaboradoras(es)

A fim de promover inclusão social e uma melhor qualidade de vida para idosos, o Programa de Extensão Universidade da Pessoa Idosa (Uniterci), vinculado à Faculdade de Serviço Social da UFPA, realiza todos os anos atividades que auxiliam na autonomia e desenvolvimento de homens e mulheres a partir dos 60 anos. Neste primeiro semestre de 2024, o programa vai abrir vagas para colaboradores, alunos veteranos e alunos novatos que desejam participar das novas turmas para garantir um estilo de vida mais saudável.

Entre as diversas atividades ofertadas para os participantes do Uniterci, estão: oficinas de crochê e cinema; rodas de conversa; atividades físicas, recreativas e terapêuticas; Informática Básica e Avançada; Gestão Financeira e de Tempo; Oficinas de Língua Estrangeira e Psicomotricidade e Envelhecimento Ativo.

“A autonomia da pessoa idosa é desenvolvida por meio de atividades de inclusão social, visando seu bem-estar físico com atividades socioeducativas e psicossociais. Visto isso, atividades como rodas de conversa, atividades terapêuticas e físicas ajudam a pessoa idosa como ser social através de atividades em grupo”, ressalta a estudante bolsista do projeto de extensão Uniterci, Jamilly Nunes.

Interessadas(os) em participar podem realizar a inscrição nos dias 20 e 21 de fevereiro, para o caso de alunas(os) novas(os) e, para as(os) veteranas(os), as inscrições ocorrerão em 12 e 13 de março. Tanto as(os) alunas(os) novas(os), quanto as(os) veteranas(os), devem comparecer, das 9h às 11h ou das 14h às 16h, na sala MP03, localizada no Bloco M do Campus Profissional (Guamá), e apresentar a xerox do RG e CPF, comprovante de residência e comprovante de vacinação da gripe e da Covid-19.

Fotografia registra uma das salas de aula do Projeto de Extensão Universidade da Pessoa Idosa. A imagem apresenta homens e mulheres com mais de 60 anos junto com alguns colaboradores da Uniterci, todos posando para a câmera.

Colaboradores – O Uniterci também está com vagas abertas para colaboradores que desejam fazer parte da equipe. Os interessados exercerão uma atividade voluntária com garantia de emissão do certificado, podendo escolher como propostas palestra uma vez na semana ou palestras e/ou atividades semestrais com até duas vezes na semana.

Para ser um voluntário, basta enviar a proposta da atividade, especificando a forma como será desenvolvida, os materiais necessários, em qual período e quantas vezes na semana ela poderá ocorrer, para o e-mail do projeto uniterci.ufpa1@gmail.com.

Sobre o programa – O Programa de Extensão Universidade da Pessoa Idosa (Uniterci) é vinculado à Faculdade de Serviço Social da UFPA e oferece três projetos: Atualização Cultural; Corpo, Movimento e Qualidade de Vida da Pessoa Idosa e Educação Permanente, além da ação de Serviço de Orientação à Família (SOF).

O projeto “Atualização Cultural para Idosos” é voltado para aquelas(es) que iniciam no programa e têm o objetivo de possibilitar o acesso aos direitos essenciais e a participação social da pessoa idosa, por meio de atividades socioeducativas e psicossociais, com duração de um ano. Já o projeto “Corpo, Movimento e Qualidade de Vida da Pessoa Idosa” busca favorecer o bem-estar físico e psíquico com a conscientização da visão de corpo em movimento no processo de envelhecimento.

Outro projeto conhecido da Uniterci é o “Educação Permanente”, que tem o intuito de ampliar o conhecimento, a vivência, a interação entre pessoas de diferentes gerações e a inclusão digital, por meio da inserção dos alunos em diferentes disciplinas de áreas da graduação. Em complemento aos projetos, o programa ainda possui a ação do Serviço de Orientação à Família (SOF), que oferece campo de estágio e atuação profissional de Serviço Social voltado ao público idoso.

Em 2023, o projeto atendeu mais de 200 pessoas em processo de envelhecimento humano, contabilizando o dobro de alunos com relação ao ano anterior.

Serviço:

Projeto de Extensão Universidade da Pessoa Idosa (Uniterci)

Inscrições para novos alunos: de 20 a 21 de fevereiro

Inscrições para alunos veteranos: de 12 a 13 de março

Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Documentos necessários: xerox do RG e CPF, comprovante de residência e comprovante de vacinação da gripe e da Covid-19

Local da inscrição: UFPA, 3º portão, Campus Profissional, Bloco M, Sala MP03

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA