As inscrições para o curso de Especialização em “Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica” foram prorrogadas e seguem abertas até o dia 18 de julho de 2025 para estudantes de pós-graduação lato sensu e tutores(as) de polo. As demais vagas para coordenação de curso e para professores formadores já foram preenchidas. O curso é totalmente gratuito e as(os) interessadas(os) devem realizar a inscrição, exclusivamente, via e-mail cultura_oceanica@ufpa.br.
Neste ano em que Belém se prepara para o maior evento internacional sobre mudanças climáticas, a Conferência das Partes (COP 30) da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC), o estado do Pará se destaca com essa formação, em nível de pós-graduação, inédita na região amazônica. De acordo com Jussara Lemos, diretora do Neap-UFPA, a proposta está alinhada à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), com prioridade para professores em regência na rede pública.
“Neste ambiente em que o assunto sustentabilidade requer respostas de todos os setores da sociedade, o âmbito acadêmico está interessado não só em prover conhecimento científico, mas também em participar, de forma intensa, da nova realidade das mudanças climáticas no mundo. Além disso, o curso atende a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, que é a promoção da sustentabilidade oceânica”, explica Jussara Lemos.
A docente pontua, ainda, que a sustentabilidade, tendo a cultura oceânica como painel, se torna fundamental para a aprendizagem na educação básica, já que o uso das riquezas e a influência dos oceanos têm a ver com a economia de um modo mais igualitário. “Passar esse conhecimento para a geração atual é necessário para a continuidade do planeta compondo uma resposta em curto e longo prazo às mudanças climáticas”, acentua.
As aulas serão ofertadas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia (Neap), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes). Ao todo, são quatro editais para o curso, que terá início no segundo semestre de 2025, com aulas síncronas e atividades a distância, nos polos da UFPA em Ananindeua, em Barcarena, em Bragança, em Breves e em Salinópolis.
Como se inscrever – Antes de realizar a inscrição, é importante que se consultem os editais para verificar os requisitos específicos para cada categoria, a documentação exigida e o cronograma do processo seletivo. Os editais do curso estão à disposição dos interessados na página do Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia.
O processo seletivo visa ao preenchimento de 150 (cento e cinquenta) vagas, na modalidade de Ensino a Distância, com previsão de encontros presenciais obrigatórios, distribuídos em cinco polos, conforme informações do item 4.1 do edital. Dúvidas e solicitação de informações poderão ser encaminhadas diretamente ao mesmo endereço eletrônico da inscrição.
Sobre o Neap– O Neap/UFPA, na linha de investimentos pedagógicos, possibilita capacitações em extensão, desenvolvendo um programa desde 2021, com palestras e projetos que visam contribuir em pesquisa e divulgação de forma pedagógica, dos conhecimentos adquiridos, tendo como objetivo a interatividade com o meio ambiente e suas peculiaridades.Para outras informações sobre o curso, acesse a página do núcleo.