Nesta quarta-feira, 29 de setembro, às 16h, no Cine Líbero Luxardo, ocorre o lançamento de relatório de pesquisa e documentário sobre os impactos de grandes projetos de desenvolvimento no Rio Tapajós com base na perspectiva dos povos indígenas. Vinícius da Silva Machado, antropólogo, advogado e estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA (PPGD), participou da pesquisa, que foi desenvolvida pela Associação para os Povos Ameaçados da Suíça (APA).
A programação conta com uma mesa de diálogo com a participação das lideranças Auricelia Arapiuns, coordenadora do Conselho indígena Tapajós Arapiuns e discente do curso de Direito da UfopaDireito, acadêmico da Residência Clínica Jurídica para advogados/as Indígenas e Quilombolas do PPGD-UFPA; e Vinícius da Silva Machado, que, além de doutorando do PPGD-UFPA e pesquisador etnográfico do projeto, é conselheiro da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH). Na sequência da mesa, será exibido o documentário intitulado Tapajós Ameaçado.
“O relatório e o documentário foram resultantes de uma investigação científica aprofundada sobre os projetos de infraestrutura planejados na Amazônia, nomeadamente a Ferrogrão (EF170), as usinas hidrelétricas e a hidrovia, que afetam diretamente os povos indígenas da região do Rio Tapajós”, explica Vinícius.
A pesquisa tem como objetivo chamar atenção para a exploração sistemática da Amazônia e conscientizar o público local, nacional e internacional sobre os efeitos adversos que os projetos de infraestrutura podem ter sobre os povos indígenas do Brasil. Durante a pesquisa, foram entrevistadas 25 pessoas indígenas de diferentes etnias e aldeias, que vivem às margens do Rio Tapajós, no Pará.
Parceria – A parceria com a Organização Internacional de Direitos Humanos sediada na Suíça veio de um contato via Conselho Indigenista Missionário (CIMI), que também tem apoiado a iniciativa. Alguns dos resultados dos estudos devem ainda ser desenvolvidos na pesquisa de doutorado realizada por Vinícius Machado no PPGD-UFPA.
O lançamento ocorrerá no Brasil, na Suíça, na Alemanha, entre outros países. O documentário estará disponível on-line, no lançamento, pelo canal Mídia Ninja. E o relatório, no site da APA. Na Suíça, inclusive, haverá participação presencial das lideranças Alessandra e Juarez Munduruku na divulgação da pesquisa. A expectativa é que a ação possa resultar em uma campanha internacional em favor da redução de projetos de grande impacto na Amazônia.
Serviço
Lançamento e exibição do Documentário Tapajós Ameaçado
Data: 29/9/2021
Horário: 16h
Local: Cine Líbero Luxardo, Centur.
Aberto ao público.
Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Imagem: Divulgação