menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Alunos da UFPA criam revista eletrônica para divulgar produções em língua francesa

"Les

Com o intuito de divulgar e incentivar produções textuais e artísticas em língua francesa, alguns estudantes da UFPA criaram a Revista eletrônica Les Lettres. O periódico realiza a publicação de produções dos alunos do curso de Letras – Língua Francesa e de demais falantes do idioma, paraense ou não. Para submeter textos escritos, visuais e artísticos, é preciso enviar as produções para o e-mail magazineleslettres@gmail.com.

A ideia do projeto surgiu para promover as diferentes criações que os estudantes e profissionais da língua realizam e que, muitas vezes, não são divulgadas ou expostas para o público. Com publicação bimestral, o objetivo da Les Lettres é estimular autores a produzirem textos na língua francesa, além de valorizar a escrita, as diferentes expressões artísticas, a leitura e a compreensão na língua em que os discentes irão se profissionalizar.

"Aprendemos falando, praticando a língua nos diferentes contextos socioculturais e também lendo e escrevendo. Dessa forma, exercitar nossa criatividade, aprendizado e conhecimento científico em língua francesa se torna mais prazeroso, pois tratamos de produções originadas das escolhas pessoais de cada estudante/profissional da língua. Isso apresenta novos desafios, que vão além do que é dito e exercitado em sala de aula, fugindo da sistematização de textos de caráter puramente acadêmico", explicou Jeniffer Yara, editora-chefe e organizadora da revista.

A Revista Les Lettres é uma criação e organização da estudante do curso de Letras – Língua Francesa da UFPA Jeniffer Yara, com a colaboração e contribuição dos alunos Daniel Pereira, Suzã Oliveira, Luciana Ferreira, Alcileia Farias e Luan Pereira.

Valorização – Fomentar a prática da língua francesa na leitura e na escrita, por meio da publicação, é uma das maneiras de valorizar as produções e promover a circulação delas além dos muros da universidade. De acordo com Jeniffer Yara, disponibilizar o espaço para os produtos é um importante suporte, pois, com a praticidade e a acessibilidade, qualquer pessoa, de qualquer país, pode ter acesso às criações por meio de um computador ou celular.

"Proporcionar a circulação de textos, imagens, opiniões, expressões da linguagem artística ou acadêmica dos estudantes e de profissionais de língua francesa, de origem brasileira e principalmente paraense, é significativo para expor nossos talentos e ideias. É importante entender que nós também somos atuantes na língua e que o universo francófono pode ser expandido até nós, mesmo com todas as diferenças e especificidades regionais. Além da prática na língua, a produção também pode servir como recurso didático em sala de aula", pontuou Jeniffer Yara.

Para submeter produções – Para quem deseja submeter produções na revista, todos os textos devem ser enviados para o e-mail: magazineleslettres@gmail.com. Para textos verbais, o formato de submissão deve ser Word. Para textos não verbais (pinturas, ilustrações, fotografias), a produção deve ser enviada em .jpeg ou .png. Com a produção, o autor deve enviar seu nome e sobrenome, profissão, idade (opcional), hobbies e preferências (opcional).

Todas as produções devem estar escritas em língua francesa. Fotografias, desenhos e quadrinhos devem conter, no mínimo, o título em francês. Podem ser submetidos textos de caráter opinativo, acadêmicos, poemas, crônicas, relatos pessoais, dicas de estudos, textos sobre cultura, literatura e música francófona, desenhos, pinturas, entre outros.

Todos os textos serão selecionados de acordo com a respeitabilidade ao projeto, podendo ser de caráter diverso, mas respeitem os Direitos Humanos, a diversidade, as escolhas individuais, que não contenham teor discriminatório a nenhuma parte integrante da sociedade.

Serviço:

Projeto Revista Les Lettres

Primeira edição da revista aqui

E-mail para submeter produções: magazineleslettres@gmail.com

Mais informações no Instagram da revista

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Reprodução Les Lettres

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo