Os discentes do curso de Bacharelado em Turismo (Programa Forma Pará) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Polo da Ilha de Mosqueiro, vão promover o seminário acadêmico com o tema “O fomento legal do mercado turístico na Ilha de Mosqueiro e suas implicações na gestão da cadeia de suprimentos”. A iniciativa surgiu por meio das discussões e dos debates com os estudantes matriculados nas disciplinas Legislação do Turismo e Projetos Turísticos, coordenadas pelos professores Eduardo Gomes e Paulo Pinto. O evento trará como palestrantes empreendedores locais, pesquisadores e representantes do poder público, no dia 1° de dezembro de 2021, das 9h às 18h, no Centro Multicultural Solar das Artes, na praça da Vila, na Ilha de Mosqueiro.
O seminário pretende apresentar ao público como funciona a gestão para o fomento legal ao mercado turístico, de modo que interessados no tema e setores da gestão da cadeia de suprimentos (fornecedores de serviços, transportes, poder público, donos de bares, restaurantes, meios de hospedagem, organizadores de eventos e outros empreendimentos que contribuem ao setor turístico) consigam apresentar para os participantes, de maneira eficaz e orquestrada, os seus produtos e serviços que chegam com satisfação ao cliente local e, principalmente, ao turista.
Para tanto, os estudantes convidaram para o workshop palestrantes vinculados historicamente ou economicamente ao cenário turístico da ilha, tais como pessoas que movimentam o setor de eventos, que consegue fortalecer outros segmentos, como os setores gastronômico, de transporte, de hotelaria, e também qualquer outra atividade produzida para fortalecer a economia criativa turística local.
“Mosqueiro tem um potencial muito forte para o turismo, principalmente para o setor de eventos, pois este segmento consegue potencializar as outras atividades. Todavia é o segmento que ainda não é tão explorado, ocasionando um comportamento moderado da cadeia de suprimentos”, afirma o professor Eduardo Gomes, responsável pela disciplina Legislação do Turismo. “Pensando nisso, os alunos, orientados pelos professores regentes das duas disciplinas envolvidas no seminário, decidiram orientar os pequenos empreendedores locais realizando o seminário que apresenta o cenário empreendedor turístico da ilha, não apenas vinculado à utilização dos recursos naturais, mas também à apresentação de possibilidades para os principais setores geradores de renda, a exemplo de eventos, gastronomia e hospitalidade, por meio de seus negócios criativos que atraiam a demanda local (segunda residência, residentes da capital e outros munícipes), assim como a demanda de turistas nacionais e internacionais”, completa o professor.
Programação – O seminário acadêmico é direcionado para os empreendedores que compõem o setor turístico de Mosqueiro, como forma de orientá-los sobre as questões que envolvem a gestão da cadeia de suprimentos da atividade turística da ilha. Contudo salienta-se que qualquer pessoa interessada na temática pode participar. As inscrições serão realizadas no local do evento, gratuitamente, pelos próprios estudantes do Curso de Turismo Bacharelado (Factur/ICSA/UFPA) do Programa Forma Pará (Sectet/PA).
“A capacitação auxilia no fortalecimento do turismo da ilha e contribui para a gestão compartilhada da cadeia de suprimentos. Nesse sentido, é preciso entender que a qualificação é um fator de vantagem competitiva dentro do mercado, como algo que define os produtos e os serviços, ou seja, é necessário capacitar e qualificar profissionalmente esses empreendedores, por se tratar de uma questão séria e que precisa do apoio da Universidade”, considera o professor Eduardo Gomes.
Serviço:
Seminário Acadêmico “O fomento legal do mercado turístico na Ilha de Mosqueiro e suas implicações na gestão da cadeia de suprimentos”
Data: 1° de dezembro de 2021
Horário: 9h às 18h
Inscrições: Presencialmente no local
Local: Centro Multicultural Solar das Artes
Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação