O Instituto de Ciências da Arte (ICA) Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio dos alunos dos cursos técnicos da Escola de Teatro e dança (ETDUFPA), realizará espetáculo de dança Romeu e Julieta no meio do pitiú, dirigido pelos professores Gaby Albuquerque e Éder Jastes. A montagem será apresentada em dois períodos – de 10 a 12 de janeiro, às 20h; e de 13 a 14 de janeiro, às 18h – no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). No dia 10 a sessão será somente para convidados.
Esta produção coletiva é apresentada pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico em Dança – Dança Clássica do Ano Letivo 2016, bem como os alunos dos 1º e 2º anos dos Curso Técnico em Cenografia e Curso Técnico em Figurino Cênico do referido ano letivo. Trata-se do resultado final de suas atividades letivas, denominado de Prática de Montagem, e é uma adaptação livre do clássico Romeu e Julieta de Shakespeare. A história retrata a paixão e o ódio entre duas famílias rivais, eternizada pelo autor. Aqui, os Uburús e os Garcias, respectivamente, batizam seus filhos Romeu Uburú e Julieta Garcia, cruzando, assim, as linhas do destino destes personagens, como um carma.
Mais uma vez, a vida imita a arte e se entrelaça nas tramas de homens e mulheres que encarnam, interpretam e executam trejeitos nativos na cidade de Belém do Pará. Eles moram em bairros próximos, Jurunas e Batista Campos, onde crescem no cotidiano de ritmos e gestos característicos dos amazônidas, tão iguais e tão diferentes, que representam a “casta” privilegiada destes bairros, apesar de crescerem na vivencia do cotidiano local, e só se encontram na festa de debutantes das moças da sociedade belenense. Mas surge o amor e todo o drama interpretado pelos bailarinos nas técnicas da dança clássica.
Serviço:
Espetáculo Romeu e Julieta no meio do pitiú
Temporadas: 10 a 12 de janeiro, às 20h; e de 13 a 14 de janeiro, às 18h
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas – Rua Jerônimo Pimentel, 54, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, Bairro Umarizal – Belém/PA.
Ingressos: R$ 10,00 (dez reais), com meia entrada para estudantes.
Texto: Ana Maria Castro – Assessora de Comunicação da ETDUFPA/ICA/UFPA
Fotos: Divulgação / ETDUFPA