menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Artistas de toda Amazônia Legal podem se inscrever para participar da primeira edição da exposição “Levantes Amazônicos”

Foi prorrogado, até o dia 10 de fevereiro, o prazo para inscrições na primeira edição da Exposição “Levantes Amazônicos”. Podem participar artistas visuais profissionais, emergentes, amadores e coletivos da Amazônia brasileira e de outros países latino-americanos. A mostra é voltada a imagens como formas sensíveis que convocam e provocam diferentes modos de ver, imaginar, sentir e pensar. A exposição receberá inscrições de obras nos mais variados formatos, mídias e materiais.

O objetivo da exposição é privilegiar artistas e trabalhos das Amazônias e acolher produções visuais emergidas das múltiplas vivências e realidades amazônicas, rompendo os monopólios crítico-visuais sobre a região. São esperados trabalhos artísticos que deem expressão visível e sensível às emoções e aos desejos que atravessam a história e o cotidiano de lutas e resistências das culturas e dos territórios amazônicos.

Em sua primeira edição, a exposição ocorrerá no período de 12 a 27 de julho de 2024, no Solar da Beira, localizado no Complexo do Ver-o-Peso, em Belém. O tema central será as relações entre imagens, emoções e lutas políticas. 

Seleção – A seleção das obras e dos artistas inscritos será realizada em duas fases. Na primeira fase, o Conselho Curador Popular, composto por líderes comunitários e representantes de movimentos sociais, avaliará as propostas inscritas e recomendará as selecionadas. Na segunda fase, o Conselho Curador Técnico, formado pela organização do projeto, verificará as condições técnicas e a viabilidade da participação das obras e artistas indicados pelo Conselho Popular. 

Mais detalhes sobre o processo de inscrição, como tema, modalidades de participação e  processo de curadoria, podem ser conferidos no edital de chamada

Sobre a exposição – A Exposição “Levantes Amazônicos” faz parte das ações dos projetos de pesquisa intitulados “O destino da indignação: imagem e sublevações na Amazônia” e “Alegorias do sofrimento e da resistência: disposições afetivas da política em imagens fotográficas”, realizados com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e também resulta de projeto de extensão homônimo, realizado por meio do Programa Eixo Transversal, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Serviço:

Exposição “Levantes Amazônicos”

Prazo para inscrição: até 10/2/2024

Data da exposição: de 12 a 27 de julho de 2024

Mais informações no Instagram do projeto: @projeto_levantes

Edital e ficha de inscrição: https://levantes.ufpa.br/

TEXTO: Divulgação ILC/UFPA

ARTES: Divulgação ILC/UFPA

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo