No dia 20 de abril, às 10h, acontecerá a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Bioquímica (FarmaBio) da UFPA. Com a temática: "Um cafézinho para evitar a depressão? Novas oportunidades terapêuticas", o encontro dará início às atividades das primeiras turmas de Mestrado e Doutorado do programa. A aula será aberta ao público e contará com a presença do professor Rodrigo Cunha, da Universidade de Coimbra, Portugal. A transmissão será realizada pelo canal do YouTube.
A temática escolhida para a aula pretende abordar a prevalência da depressão e os sintomas depressivos que têm atingido patamares alarmantes e sem precedentes com a crise sanitária mundial vivenciada atualmente. "Perante as limitações existentes, na atualidade, de atendimento e acompanhamento médico desses quadros depressivos devido ao distanciamento social, pequenas atitudes do dia a dia, como 'tomar um cafezinho', podem contribuir para a prevenção de tais sintomas. Entender melhor como nosso corpo reage à presença de cafeína e o que ela faz nos ajuda no combate com medidas alternativas e na procura por novas oportunidades terapêuticas, especialmente relevantes no atual contexto de pandemia global e de escassez de insumos", afirma a professora Maria Elena López, coordenadora do FarmaBio.
De acordo com a professora Maria Elena López, neste período de constantes cortes orçamentários no trabalho realizado pelas Instituições de Ensino Superior (IES), a realização do encontro também é uma oportunidade para divulgar a qualidade de formação das universidades públicas.
Programação – Durante a live acontecerá uma breve solenidade de abertura com falas da coordenadora do PPG FarmaBio, do diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA), professor Ricardo Vieira, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Maria Iracilda Sampaio, e do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho. Os convidados falarão sobre a construção do programa e o início das suas atividades. Em seguida, terá início a aula magna ministrada pelo professor Rodrigo Cunha.
Pesquisador com reconhecimento internacional, o professor Rodrigo Cunha dirige o Instituto Multidisciplinar de Envelhecimento, da Universidade de Coimbra, em Portugal, e integra o Steering Committee of the European Neuroscience, Campus da Rede Europeia de Institutos de Neurociências. Seus estudos são focados no efeito protetor da cafeína e na modulação purinérgica no contexto do envelhecimento e das desordens neuropsiquiátricas.
PPG FarmaBio – O programa, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA), foi criado em 2020, em meio ao pior momento da pandemia. A experiência com a pandemia de Covid-19 ressaltou a importância da formação de profissionais habilitados para o estudo de fármacos e o desenvolvimento de marcadores diagnósticos.
"Reconhecendo a elevada qualidade da proposta de formação do Farmabio, a Capes aprovou os cursos de Doutorado e Mestrado do programa, que passaram a ser a única pós-graduação em toda a Região Norte nas áreas de Bioquímica e Farmacologia. O intuito do programa é formar profissionais que possam ser atores ativos na transformação da realidade socioeconômica regional, com um perfil multidisciplinar e capacitados para a inovação e transferência de conhecimento para a sociedade. O programa incentiva todos os interessados a participarem da proposta de formação inovadora fornecida pela UFPA", garante a professora Maria Elena López.
O FarmaBio possui dois grandes eixos formadores: o aproveitamento do potencial de recursos naturais e do conhecimento etnofarmacológico de comunidades tradicionais, assim como a expansão da medicina de precisão pelo conhecimento das características da população paraense; e o apoio ao desenvolvimento sustentável das atividades econômicas do estado (principalmente mineração e exploração energética) mediante soluções inovadoras que reduzam o impacto na população paraense.
Serviço:
Aula inaugural do PPG FarmaBio
Temática: Um cafézinho para evitar a depressão? Novas oportunidades terapêuticas"
Data: 20 de abril de 2021
Hora: 10h
Local: canal do YouTube
Mais informações no site do FarmaBio
Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação