Os Conselhos Municipais de Educação podem ser entendidos, como órgãos fomentadores de ação pública, visto que por meio deles a sociedade tem os mecanismos necessários para fiscalizar, orientar e problematizar as ações e os recursos destinados à educação. Dentre as atribuições do CME está a de acompanhar o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação. Em vista disso, tendo como objeto de estudo o Conselho Municipal de Educação de Ananindeua-PA, objetivamos analisar a atuação do CME/Ananindeua-PA no acompanhamento do Plano Municipal de Educação, desde sua aprovação em 2015 até 2022. A pesquisa de abordagem qualitativa, teve como base os apostes teóricos de Bordignon (2014), Dourado; Grossi Junior; Furtado (2016), Dourado (2007, 2017) e Scaff (2013), utilizou-se da abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Políticas de Stephen Ball (1992) e como técnicas de análise de dados a Pesquisa Documental e Análise de Conteúdo, respondeu as seguintes questões: quais orientações e indicadores legais para o acompanhamento, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Ananindeua-PA? Que ações do Conselho municipal de Educação de Ananindeua-PA evidenciam o processo de acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Ananindeua-PA? Como as ações desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Educação de Ananindeua influenciam a materialização do Plano Municipal de Educação? Os dados analisados revelaram que o CME Ananindeua realizou, de maneira indireta, ações que contribuíram na materialização do PME, principalmente no que se refere a oferta de matrícula da Educação Básica, credenciando e autorizando escolas. Contudo, não houve ações institucionalizadas que objetivavam monitorar e avaliar as metas do plano, o que se justifica pela falta de parâmetros e de uma equipe especifica que tivesse como objetivo central o acompanhamento das metas.