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TAMANHO DA FONTE

Detalhes da Banca

Subunidade:

Autor(a):
Rogilson Pantoja Rodrigues

Orientador(a):
Profa. Dra. Dinair Leal da Hora (UFPA)

Local:
Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Setor Profissional, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica - Bairro Guamá - CEP 66075-110 - Belém - Pará - Amazônia - Brasil

Membros da Banca:

Presidente: Profa. Dra. Dinair Leal da Hora (UFPA)
Membro interno: Prof. Dr. Alexandre Augusto Cals e Souza (UFPA)
Membro externo: Prof. Dr. José Vicente de Souza Aguiar (UEA)
Suplente: Profa. Dra. Maria de Fátima Matos de Souza (UFPA)

Resumo:

O presente trabalho tem como foco analisar o papel do Conselho Escolar (CE) como instrumento da gestão participativa na gestão da escola, no contexto da rede municipal de ensino de Barcarena (PA), especificamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mortigurass, considerando o recorte entre os anos de 2018 a 2020. O espaço escolar foco dessa pesquisa, apresenta-se de forma distinta no que diz respeito as outras unidades públicas de ensino na cidade de Barcarena (Pa), por ser a única a atingir as metas apontadas pelo IDEB de forma reiterada em todas as suas edições. Nesse sentido, a questão que aborda nosso problema de pesquisa seria: De que forma o Conselho Escolar participa da gestão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mortigurass? Esse estudo busca compreender como se deu o processo de participação do colegiado no período expresso, junto a gestão escolar, e qual foi a sua contribuição para os resultados obtidos. Adotaremos a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizaremos como instrumentos de coleta de dados, a revisão da literatura, a analise documental, e a pesquisa de campo através de entrevistas semiestruturadas que serão aplicadas aos membros do CE.  Os resultados da pesquisa dessa natureza permitirão apresentar e compreender a importância do CE como instrumento relevante e necessário para a gestão da escola, por inserir atores de diversos segmentos, sendo capazes de reconhecer o espaço escolar a partir de seu lugar de fala, dando novas perspectivas e apontando novos desafios.

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

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