menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Bandeira Amarela passa a vigorar em todos os campi da UFPA e Reitoria emite portaria com orientações

"Boletim

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus emitiu novo boletim nesta quarta-feira, 19 de janeiro, informando a mudança para Bandeira Amarela em todos os campi e detalhando recomendações. Com base nas indicações do GT, a Reitoria publicou uma portaria com orientações para as atividades acadêmicas e administrativas.

Conforme o boletim do GT e a portaria da Reitoria, as atividades acadêmicas devem permanecer em andamento no formato iniciado e as atividades administrativas devem funcionar em sistema de rodízio entre os(as) servidores(as), sendo obrigatórios o uso de máscara (preferencialmente os tipos N95, KN95 ou PFF2), a higienização frequente das mãos e o passaporte vacinal. O Restaurante Universitário continuará funcionando regularmente.

Orientações – Em todos os setores, devem ser afastados do trabalho presencial servidores e discentes com diagnóstico positivo e/ou sintomas da Covid-19. O período do afastamento deve ser de sete dias a partir do início dos sintomas, ou dez dias se os sintomas persistirem. Podem ficar em trabalho remoto, por sete dias, servidores(as) com comorbidades que tiveram contato com pessoas com exame positivo para a Covid-19 ou servidores(as) com teste positivo, mas assintomáticos. Continuam em atividade presencial servidores(as) e estudantes que não têm exame positivo para Covid-19 e/ou não apresentam sintomas, ainda que tenham tido contato com pessoas com resultado positivo.

No contexto das aulas, se um docente tiver diagnóstico de Covid-19 ou sintomas da Covid-19 após contato com pessoas positivadas, as aulas deverão ser suspensas, temporariamente, por sete dias, a partir do início dos sintomas, ou por dez dias se os sintomas persistirem. Devem ser programados trabalhos a distância ou reposição para o período.

Não deve ser cobrada a testagem de servidores(as) como requisito para comparecimento às atividades presenciais.

Cenário epidemiológico – De acordo com o boletim do GT, “A mudança para o bandeiramento Amarelo nos campi se justifica pelo aumento continuado no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas nos municípios onde a UFPA possui campus, ainda que não tenha havido aumento proporcional de outros indicadores e os novos casos manifestem predominantemente sintomas leves da doença, com a população com altas taxas de vacinação”. Ainda conforme o GT, a mudança de bandeiramento sinaliza um alerta para a comunidade reforçar os cuidados de biossegurança. O GT continuará monitorando a situação e poderá propor novas alterações conforme o cenário epidemiológico.

Sistema de bandeiras – Em dezembro de 2021, o Conselho Superior de Administração aprovou nova resolução, que atualiza o sistema de bandeiramento e as orientações para o funcionamento das atividades na UFPA durante a pandemia de Covid-19. O sistema é adotado pela Universidade desde dezembro de 2020.

Acesse o boletim com as recomendações na íntegra em pdf.

Acesse a portaria da Reitoria.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo