Campanha trote solidário e sustentável da UFPA é realizada até a próxima sexta-feira, 15

No ano em que completa 13 anos de atuação, o Trote Solidário e Sustentável da Universidade Federal do Pará (UFPA) mantém firme seu objetivo principal de arrecadar, entre os calouros aprovados nos processos seletivos, livros usados, apostilas, cadernos, rascunhos, entre outros materiais, para destinação às cooperativas de materiais recicláveis, selecionada por edital de habilitação, por meio do Projeto Coleta Seletiva Cidadã. Nesta edição, as doações estão concentradas no estacionamento entre o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) e o prédio da Reitoria até a próxima sexta-feira, 15.

Ao longo do tempo, através dessa ação, a UFPA tem ratificado seu papel na orientação e na propagação dos compromissos contidos nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. Na prática, pelo menos três desses objetivos têm sido incentivados através da iniciativa.

Quando destina todos os anos, parte do material arrecadado a famílias de catadores de materiais recicláveis para a comercialização, ampliando a renda destes trabalhadores e proporcionado mais oportunidades e dignidade, por exemplo, vê-se em destaque o compromisso com a busca pela erradicação da pobreza, ODS 01. Ao promover entre os estudantes e demais participantes, a capacidade perceptiva e reflexiva no contexto socioambiental, imprescindível para uma formação profissional e cidadã, fica em evidência o estímulo à educação de qualidade, ODS 04. E por fim, mas não menos importante, a iniciativa tem servido como exemplo de trote solidário e sustentável, mantendo-se firme no propósito com a destinação correta dos materiais arrecadados e mostrando à comunidade em geral, a importância da separação dos materiais recicláveis e os benefícios sociais alcançados com a Coleta Seletiva, desde que foi implantada na UFPA em 2009, efetivando-se como uma ação contra a mudança global do clima, ODS 13.

De 2012 a 2023, o trote solidário da UFPA arrecadou cerca de 18,5 mil kg de materiais que foram destinados às cooperativas, bibliotecas comunitárias e cursinhos preparatórios para o Enem, impedindo os impactos negativos da geração e da disposição inadequada de resíduos sólidos nos lixões e aterros sanitários.

Fotografia mostra momento de arrecadação de materiais. Na cena, há um garoto em cima de um caminhão recebendo caixas de um outro homem que está fora do veículo. Os dois estão identificados com o colete da campanha de cor bege.

Como surgiu o Trote?

O Trote Solidário e Sustentável O Papel do Calouro da UFPA teve início uma semana antes da realização da Semana do Calouro 2012, quando os técnicos da antiga Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura, hoje Assessoria de Planejamento e Sustentabilidade, propuseram a arrecadação do papel utilizado por milhares de calouros durante sua preparação para entrada na UFPA, evitando assim que toneladas de papel fossem parar no lixo comum.

A ideia foi receber o papel gerado pelos calouros daquele ano e destinar às cooperativas de catadores de materiais recicláveis da Região Metropolitana de Belém, por meio do Programa da Coleta Seletiva Solidária. Naquele ano, a ação foi realizada no Ginásio de Esportes com o título Transformando Papel em Cidadania. A partir do ano seguinte, passou a ser chamado Trote Solidário e Sustentável O Papel do Calouro da UFPA.

Ampliação do Trote

Como vem ocorrendo um crescimento de interessados em fazer suas doações para as cooperativas, o trote a partir deste ano, não será focado apenas nos calouros, mas ampliado a todas as pessoas.

A expectativa é que mais materiais sejam destinados à cooperativa que estiver coletando os materiais recicláveis na UFPA, no momento do trote, de acordo com o sorteio realizado, para determinar a ordem de recebimento, estabelecido em edital.  Neste ano, quem receberá parte dos matérias arrecadados será a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira (COOCAVIP). A outra parte do material arrecadado, como livros e revistas em bom estado, materiais pré Enem serão destinados a bibliotecas comunitárias e cursinhos populares.

Com a novidade, as doações também poderão ser feitas após o período oficial de recepção dos novos calouros. Nesse caso, o material poderá ser levado ao Espaço de Armazenamento Temporário da Coleta Seletiva, ao lado do Setor de Transportes da UFPA (Garagem).

Serviço:

Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro na UFPA”
Período: de 11 a 15 de março de 2024
Horário: das 9h às12h e de 14h às 17h
Local: Estacionamento entre o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) e o prédio da Reitoria da UFPA.
Mais informações: (91) 3201.7370 – 98866.1482 ou coletaseletiva@ufpa.br

TEXTO: Coordenação do Trote Solidário e Sustentável

FOTOS: Equipe organizadora

ODS 1 - Erradicação da PobrezaODS 4 - Educação de QualidadeODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima