O 13º Trote Solidário e Sustentável da UFPA foi realizado no período de 11 a 15 de março e, mesmo debaixo de muita chuva, contou com a animação de calouros e veteranos que estiveram determinados a participar da ação e não encontraram obstáculos para levar até o local de arrecadação todo o material que serviu de apoio ao ingresso na universidade.
Incentivar e promover reflexão nos calouros, a partir do gesto simples de separar o material com destinação aos catadores de materiais recicláveis, é um dos principais objetivos da ação que já faz parte do calendário da Universidade.
Por estar alinhado aos aspectos socioambientais contidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, ao mesmo tempo, por contemplar o Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS) da UFPA, no que se refere à Coleta Seletiva, o trote solidário consolida-se como uma ação importante e já vem sendo referência a instituições de ensino superior em outros estados como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Um trote sem violência e muita integração – Além promover reflexões sobre consciência socioambiental e, sobretudo com relação ao consumo consciente, o trote da UFPA tem a característica marcante da não violência e de integração entre os veteranos e calouros, propiciando a criação de vínculos e novas amizades. Vem também estimulando e motivando, a cada ano, uma maior participação e adesão entre servidores e demais integrantes da comunidade universitária, o que coloca a UFPA como importante protagonista na mudança de uma cultura institucional promovendo a mudança de hábitos e atitudes com relação os resíduos gerados individualmente, na instituição, em casa e em qualquer lugar.
A importância das equipes de voluntários – Em 2024, o trote o da UFPA contou com a participação de 36 voluntários, selecionados entre 138 inscritos. Ao fim da atividade,cada um recebeu um formulário de avaliação cujo objetivo é a busca por melhorias e correções de eventuais falhas no planejamento.
Muitas sugestões têm sido incorporadas e críticas acatadas ao longo das edições, entre elas, a criação de um QR Code para acesso ao questionário visando revelar o perfil socioambiental dos novos alunos da UFPA bem como, dos demais participantes e, um novo formato das equipes.
O trote só acontece porque existe um time de veteranos de vários cursos de graduação que participam em diversas frentes de trabalho divididas em cinco equipes: Divulgação e colocação de cartazes nas Unidades Acadêmicas e distribuição de pequenos informativos (“mosquitinhos”) na habilitação dos calouros; Recebimento do Material e Aplicação de Questionário; Registros Fotográficos e Comunicação; Pesagem e Triagem do Material Arrecadado e as Orientações Acadêmicas.
Arrecadação e destinação do material – O trote alcançou o total de mais de 2,9 mil kg de materiais arrecadados, com a participação de calouros e servidores da instituição. Uma pequena parte do material arrecadado foi entregue nos dias 25 e 26 de março, para o Cursinho Popular Esperançar da UEPA e para o sebo Papirus Branco, que funciona no Bloco B do Campus Básico, respectivamente. Já a maior parte, foi entregue para a Cooperativa de trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (COOCAVIP), no dia 01 de abril.
O Trote Solidário e Sustentável da UFPA vem se transformando em uma ação fundamental para a sensibilização acerca da importância da destinação adequada dos resíduos sólidos. Com isso, vem sendo responsável ao longo destes anos, por um total de 21.448,96 Kg de papeis como cadernos, rascunhos apostilas, livros entre outros, sem condições de reuso, que foram desviados do lixo comum.
Serviço:
Trote Solidário e Sustentável da UFPA 2024
Contatos: 3201-7370 / 98866-1482 ou ambiental@ufpa.br ou coletaseletiva@ufpa.br