Uma das novidades do processo de habilitação dos(as) calouros(as) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2021 é a avaliação da Banca de Heteroidentificação de estudantes autodeclarados(as) negros/as (pretos/os ou pardos/as) na inscrição do vestibular. Após a divulgação do resultado da etapa de heteroidentificação da habilitação dos(as) calouros(as) 2021, alguns(mas) candidatos(as) ficaram em dúvida sobre o parecer de indeferimento.
Conforme o edital de habilitação, a análise da Banca de Heteroidentificação previa a avaliação dos arquivos de fotos e vídeo enviados pelos(as) estudantes, considerando exclusivamente os aspectos fenotípicos dos(as) candidatos(as). Após a avaliação individual, a banca emitiu um parecer único, em que cada candidato(a) foi identificado(a) como “pessoa negra” ou “pessoa não negra”. Os casos em que a banca teve dúvida foram deferidos condicionalmente e os(as) estudantes serão convocados(as) para avaliação presencial em calendário a ser divulgado.
Indeferidos – Os casos indeferidos pela Banca de Heteroidentificação já foram, automaticamente, encaminhados para avaliação por uma segunda banca, a Banca Recursal, responsável em emitir parecer final, divulgado como resultado final desta etapa da habilitação, ou seja, todos(as) os(as) candidatos(as) indeferidos(as) já tiveram direito automático a recurso e seu indeferimento foi confirmado por duas bancas. Os pareceres das bancas serão encaminhados para os e-mails dos(as) candidatos(as) posteriormente.
Quem foi indeferido(a) nesta etapa da heteroidentificação ainda pode solicitar a realização de banca presencial por meio de um requerimento simples, dirigido à Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps), pelo e-mail coperps@ufpa.br, até as 18h do dia 21 de junho (segunda-feira).
Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA