A Casa de Estudos Brasil-África da Universidade Federal do Pará (CBA/UFPA) irá realizar o Seminário “África em nós: conhecendo o Benin”, em comemoração ao Dia da África, celebrado em 25 de maio. O evento será realizado virtualmente no dia 26 de maio, das 9h às 12h, e contará com mesas-redondas e apresentações sobre a culinária e os significados das vestimentas do povo beninense. Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail com o nome completo para casabrasilafrica@gmail.com até esta terça-feira, 25.
“A celebração do Dia da África, dentro e fora do continente, permite a reflexão sobre os problemas que o colonialismo provocou e que ainda afetam o desenvolvimento desses povos. Constitui também uma oportunidade para promover iniciativas da cooperação internacional com os países africanos, mutuamente vantajosas. Em países como o Brasil, que tem raízes históricas, demográficas, culturais e econômicas fincadas em grande medida no continente africano, o Dia da África deve ser visto como um momento para aprofundar no conhecimento das nossas raízes, no que somos e no que queremos ser. É preciso observar a África que está em nós, a história, a cultura, a vida social dos povos desse continente para conhecermos melhor”, explica o professor Dionísio Baró, da Casa Brasil-África da UFPA.
Para promover essa aproximação, esta edição do seminário irá abordar a República do Benin, um país localizado na região da África Ocidental e que já foi sede de vários reinos e impérios ao longo da história. De seu território, chegaram milhares de homens e mulheres que contribuíram com a formação material e espiritual da América Latina, especialmente do Brasil. Os escravizados trouxeram suas religiões, formas de pensar, costumes, culinária e vestimentas que, de diversas maneiras, estão presentes na cultura brasileira.
A programação contará com uma apresentação de abertura feita pela professora Zélia Amador de Deus. Em seguida, serão realizadas duas mesas-redondas: uma sobre aspectos das lutas africanas e do Benin pela independência e a soberania, e outra para conhecer a visão dos estudantes beninenses da UFPA, que compõem a maioria dos estudantes estrangeiros da Instituição, sobre suas experiências no Brasil. Haverá ainda uma apresentação sobre a culinária e as vestimentas do povo de Benin e os seus significados.
O evento é uma promoção da CBA, unidade vinculada à Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer/UFPA), em parceria com a Associação dos Estudantes Estrangeiros da UFPA (AEE/UFPA) e com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED).Serão disponibilizados certificados de participação aos inscritos.
Dia da África – Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou o dia 25 de maio como o Dia da África, em alusão à fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), criada pelas nações recém-liberadas do continente em 25 de maio de 1963, em Addis Abeba, capital da Etiópia.
A organização continental tinha como principais objetivos estimular a cooperação entre os países africanos para o desenvolvimento, a conservação da paz e a defesa da soberania nacional, assim como oferecer apoio às lutas dos povos ainda colonizados e aos lutadores antiapartheid. Ao longo de sua existência, apesar dos obstáculos impostos, a OUA conseguiu articular posições comuns no cenário internacional, em favor dos interesses dos povos africanos, e manter vivo o pensamento pan-africanista que estava na base da organização.
Em julho de 2002, os estados africanos decidiram substituir a OUA pela União Africana, para adequar os objetivos de seus povos às novas condições criadas no mundo, aproveitando as experiências acumuladas durante os anos anteriores.
Serviço:
Seminário “África em nós: conhecendo o Benin”
Data: 26 de maio
Horário: das 9h às 12h
Inscrições: até o dia 25 de maio pelo endereço de e-mail casabrasilafrica@gmail.com.
Evento virtual, gratuito e aberto ao público em geral.
Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação CBA