No próximo dia 26 de setembro, às 17h, o Centro de Internacionalização da UFPA vai promover a palestra “Histórias da beira do rio: imigrantes judeus no Marajó”, que será ministrada pelas pesquisadoras Iria Chocron e Karine Sarraf. As palestrantes vão abordar a participação da comunidade judaica na cultura, na vida e no desenvolvimento da região do Marajó.
Iria Chocron é historiadora formada pela UFPA, neta de imigrante judaico-marroquino. Já Karine Bezerra Sarraf é médica veterinária, também formada pela UFPA, e atua no funcionalismo público do estado do Pará.
As convidadas são autoras do livro História da Beira do Rio: Os Judeus da Ilha do Marajó, escrito em coautoria com o médico oncologista Sergio Simon, do Hospital Israelita Albert Einstein, e presidente do Museu Judaico de São Paulo.
Na palestra, as pesquisadoras vão contar a história de famílias judaicas que vieram do Marrocos e aportaram em Manaus e Belém, em especial no Marajó. “Tenho empenhado esforços para reunir e agregar informações e pessoas relacionadas com o tema, para ampliar nosso conhecimento e manter viva essa história tão vibrante e importante”, conta Iria Chocron.
Para a palestrante, “ao longo dos anos, o trabalho e o conhecimento dos judeus se converteram em grande contribuição para a economia da região, ampliação do comércio, fundação de vilas na beira dos rios, influência na cultura e educação nas cidades e, com certeza, foram também grandes contribuidores para o crescimento e progresso”.
A palestra é gratuita e não requer prévia inscrição.
Serviço
Palestra “Histórias da beira do rio: imigrantes judeus no Marajó”
Data: 26 de setembro de 2023
Horário: 17h
Local: Centro de Internacionalização da UFPA – Campus Guamá, Setor Básico, Bloco G – Sala 2
Entrada franca
Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA